Quarta-feira, 01 De Fevereiro De 2023 |    CLIMA: Chuvoso de manha. Aberturas de sol a tarde e pancadas de chuva que vao ata a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 29 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   DAT- Sistema de declação de acidentes astt

Site leilao de Imveis

Técnicos da SAC avaliam como positiva e sem atrasos obra do Aeroporto de Araguaína

Publicado: Data: 08/04/2022 Autor: Ascom

Vistoria da Secretaria da Aviação Civil tem como objetivo adequar o projeto da segunda etapa dos trabalhos, conforme as normas exigidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)

Por: Giovanna Hermice | Foto: Marcos Sandes

As obras do Aeroporto de Araguaína foram vistoriadas por profissionais da SAC (Secretaria Nacional da Aviação Civil) do Governo Federal na última quarta-feira, 6. A vistoria contou com a presença de servidores e secretários da Prefeitura de Araguaína. A visita técnica foi dividida em duas etapas, sendo uma reunião para revisar o projeto, em seguida os profissionais foram até o local.

A reforma do Aeroporto está na primeira etapa com mais 60% de execução e contempla o novo sistema de drenagem, terraplanagem e nivelamento das áreas de segurança da pista, além das cercas de segurança do aeroporto.  “O andamento das obras segue o cronograma que foi apresentado, sem atrasos, só tivemos sentimentos positivos em relação a essa vistoria”, avaliou o coordenador de projetos da SAC, Marcus Pires.

Para esta etapa estão sendo investidos R$ 10,8 milhões e a previsão é que o trabalho seja concluído ainda neste primeiro semestre de 2022, dando início a segunda etapa da obra após a aprovação dos projetos. ”É muito importante essa vistoria da SAC, para fazermos todas as adequações necessárias e abrir o processo de licitação e continuar com as obras”, afirmou o secretário da Infraestrutura e Planejamento, Frederico Prado.

Conforme a empresa contratada, nesta primeira etapa de obras no Aeroporto, a equipe trabalha todos os dias das 3 às 13 horas, horário estabelecido para não alterar os voos. Com o fim do período chuvoso, a produtividade irá aumentar o efetivo, contratando mais 20 trabalhadores, totalizando uma equipe de 60.

Segunda etapa

Na vistoria técnica, a equipe da SAC ainda destacou a importância de adequar o plano de trabalho das obras conforme as normas exigidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para continuar os investimentos do Governo Federal, que são liberados de forma gradativa.

“Nós estamos com os recursos garantidos para seguir com as próximas etapas, que seria de pavimentação e edificações com a revitalização da pista, novo terminal, e desta forma entregarmos para a população um aeroporto compatível com o nível de atividade econômico da cidade”, afirmou o Coordenador Geral de Investimentos da SAC, Guilherme Afonso.

O recurso total é estimado em R$ 49 milhões, a segunda etapa também envolve a reforma do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados, a seção contra incêndio e auxílio à navegação.

Publicado: Data: 08/04/2022 Autor:Ascom