.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 23 De Janeiro De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 30 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Nova sinalização: ASTT orienta motoristas sobre placas inéditas nas principais ruas de Araguaína

Publicado: Data: 10/01/2022 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

No trecho entre a Avenida Cônego João Lima e a Marginal Neblina foram instaladas placas de acesso livre à direita, beneficiando o fluxo na região

Por Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Os condutores que trafegavam pela Avenida Cônego João Lima, no Centro, podem notar a instalação de novas sinalizações verticais e horizontais, como semáforos, faixas de pedestre e placas.  No cruzamento com a Avenida Marginal Neblina, placas foram implantadas pela primeira vez na cidade indicando acesso livre à direita. A medida tem como objetivo aumentar a fluidez no trânsito.

“Esse tipo de sinalização pretende deixar o trânsito mais rápido, pois onde estiver essa placa, mesmo diante do sinal vermelho, o condutor pode fazer livremente a conversão à direita, sem receio pois está previsto no Código de Trânsito Brasileiro”, explicou a coordenadora de Fiscalização da ASTT, Thamiles Vasconcelos.

A profissional ainda orienta quanto à atenção para se manter na faixa correta, de acordo com a rota escolhida.  “O acesso livre à direita deve ser sempre observando as condições de segurança da via, por exemplo se há um pedestre atravessando a faixa, além disso o condutor que desejar seguir na Avenida Cônego João Lima deve permanecer na faixa da esquerda, deixando a direita para aqueles que desejam fazer a conversão”.

Melhorias continuam
No cruzamento, ainda está em fase de finalização a sinalização complementar. Nos próximos dias, uma placa maior será instalada, mesmo assim o condutor Marcos Vinícius Batista já nota a diferença. “Ficou parecido com o trânsito de cidades metropolitanas, facilitou principalmente a rota de quem vai sentido Lago Sul e Araguaína Sul, é menos um sinaleiro para parar”.  

De acordo com o mototaxista, os condutores ainda estão em fase de adaptação. ”Uma boa iniciativa, só que mesmo com as placas muita gente ainda não entendeu, o pessoal fica parado interferindo o acesso de quem vai virar à direita”, opinou Celso Moreira.
Segundo a ASTT, uma campanha educativa será realizada para abordar os condutores e explicar sobre a mudança.

Balanço sinalização
Em 2021, o Município implantou 16.700 metros quadrados de sinalização horizontal como pinturas de lombadas, garagens e linhas de bordo (laterais) em mais de 50 ruas. As principais vias beneficiadas foram a Avenida Filadélfia, José de Brito, Castelo Branco, Treze de Maio, Santos Dumont e Rua Dois de Julho, próximo a escolas municipais e estacionamento central.  Além das rotatórias do Setor Araguaína Sul, na divisa do Recanto do Lago com o Santa Mônica e da Rua Ademar Vicente Ferreira com a Avenida C.

Bairros que receberam obras de infraestrutura como a pavimentação asfáltica e drenagem, também foram contemplados. Nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Itaipu, Tocantins e Jardim Vitória foram implantados 6.480 metros quadrados de novas sinalizações e 538 placas. Ao longo do ano, por toda a cidade foram implantadas 559 placas e ainda a mudança de sentido nas ruas Dom Orione e Aquiles de Pina.

Trânsito mais seguro
Desde 2013, a Prefeitura vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 700 quilômetros, sinalização, implantação de calçadas acessíveis com centro-guia, ciclovias e remanejamento do sentido de algumas ruas e avenidas.
 
Além disso, as ações de educação para o trânsito e implantação de redutores de velocidade em pontos críticos vêm colaborando para a redução do número de infrações na cidade.

“Facilitou principalmente a rota de quem vai sentido Lago Sul e Araguaína Sul, é menos um sinaleiro para parar”, elogiou o motociclista Marcos Vinícius


Publicado: Data: 10/01/2022 Autor:Ascom







voltar