.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 24 De Setembro De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 23ºC | Máxima: 36 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Em reunião com empresários, prefeito fala sobre o ordenamento de trânsito em Araguaína

Publicado: Data: 16/04/2014 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Na oportunidade apresentou o presidente responsável pela implantação da AMTT, o subprocurador da prefeitura Gustavo Fidalgo.

 

Na noite desta terça-feira, 15, o prefeito Ronaldo Dimas esteve no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), onde anunciou novos planos e tirou dúvidas dos empresários vinculados à entidade. Entre outros assuntos, Dimas falou sobre a implantação da Zona Azul, o recapeamento das vias públicas, o reordenamento do trânsito e também sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Inicialmente, o presidente da Aciara, Manoel de Assis falou sobre as dificuldades de estacionamento no trânsito, em decorrência do volume de carros e da crescente necessidade de reordenamento do trânsito, pelo menos na região central.

Ronaldo Dimas falou sobre as implantações que devem acontecer na sua gestão ainda este ano, como a criação do Estacionamento Rotativo, denominado como Zona Azul, e a fundação da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT). Na oportunidade apresentou o presidente responsável pela implantação do novo órgão, o subprocurador da prefeitura Gustavo Fidalgo.

 

AMTT

O prefeito destacou que entre outras atribuições da Agência é regulamentar adequadamente o transporte público e urbano do município, e adiantou que o lançamento do edital para transportes complementares deve acontecer até maio. O projeto está pronto, contempla onze linhas e já foi apresentado em audiência pública. A ideia do novo projeto para transporte coletivo público é que o passageiro tenha um crédito para parar em qualquer terminal de integração, dentro de um prazo máximo de duas horas, para assim, pegar outro ônibus dentro deste horário. Como acontece em Palmas, por exemplo.

O prefeito apresentou outra responsabilidade da AMTT, que diz respeito ao reformulamento e ordenamento do trânsito na cidade. Em seguida, Dimas esclareceu que isso só deve acontecer a partir do segundo semestre, depois das obras de recapeamento que estão previstas para 30 km, no centro da cidade. A previsão é que este trabalho comece dia 30 de abril e seja concluído até aetembro.

 

Zona Azul

Sobre as alterações que devem acontecer no trânsito, após as obras de recapeamento e a implantação da AMTT, o prefeito apresentou em um mapa quais ruas, no centro e nos bairros afastados, deverão ser alteradas para mão dupla ou mão única. Ele apresentou também algumas com grande potencial para receber ciclovias e novos semáforos.

Sobre o Estacionamento Rotativo, o prefeito assegurou que o serviço, que inclui carros e motos, tem que ser terceirizado e deve novamente reformular a lei municipal para garantir os minutos de gratuidade e estipular o valor a ser pago por hora. Em seguida, afirmou que há necessidade de fazer um estudo de viabilidade da implantação do sistema em Araguaína e se haverá adesão por parte do empresariado. Dimas esclareceu também que para que as empresas se instalem em Araguaína, há necessidade de pelo menos mil vagas no trânsito, contabilizando com a Zona Azul, no centro, bem como as Zonas Verde e Amarela.

O prefeito se comprometeu a enviar um novo projeto que trata da Zona Azul para a Câmara de Vereadores, para que seja apreciado e votado pelos pares da casa. Ronaldo Dimas falou também que a prefeitura realizou um levantamento para identificar os pontos com maior número de acidentes e que já foram licitados os radares fixos e lombadas eletrônicas que devem ficar nestes pontos.

Publicado: Data: 16/04/2014 Autor:Ascom







voltar