.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 24 De Maio De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Referência nacional, Clínica-Escola Mundo Autista é apresentada ao ministro da Educação

Publicado: Data: 29/09/2021 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Unidade atende mais de 400 pacientes e já realizou quase 30 mil atendimentos em saúde, educação e assistência social em 2020

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, conheceu a Clínica-Escola Mundo Autista na segunda-feira, 27, em visita junto com o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, e os deputados federais Tiago Dimas e Dorinha Seabra. A unidade tem atualmente 405 pacientes entre crianças, adolescentes e jovens com idade de 2 a 21 anos, com o espectro autista. Em 2020, foram realizados 29.612 atendimentos de saúde, educação e assistência social.
 
Wagner apresentou o funcionamento da clínica-escola que é referência nacional para atendimento aos alunos autistas. “Todos os pacientes estão matriculados nas redes de ensino e aqui tem um complemento que dá condições para que avancem no processo educacional”.
 
Até o momento, a Prefeitura de Araguaína é a única mantenedora da instituição, que tem uma folha salarial de quase R$ 300 mil. “O deputado Tiago Dimas já fez compromisso de destinar novos recursos para gente ampliar a unidade e enquanto o Governo Federal não puder ajudar, vamos continuar incrementado recursos e ampliando esse serviço que é fundamental para essas famílias”, afirmou o prefeito Wagner.
 
O ministro explicou que vem investindo na área e destinou R$ 270 milhões para construção de rampas e salas especiais, capacitações de professores e outras melhorias no ano passado. “Falo como gestor e não como político, o que depender de mim será feito e vocês terão todo meu apoio no que eu puder dar”.
 
Referência nacional

A Clínica-Escola Mundo Autista é uma instituição de saúde, educação e de assistência social pública e sem fins lucrativos e foi criada em 2016 para diagnosticar e atender pacientes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Em 2019, a clínica recebeu o Prêmio Nise da Silveira, entregue pela Câmara dos Deputados após uma votação em que concorreram outras 50 unidades do País e premiou o trabalho de excelência realizado pela instituição.
 
Agenda em Araguaína
A visita fez parte da agenda que o ministro cumpriu junto com o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Ponte, no domingo, 27, na posse de Luís Eduardo Bovolato para reitor da UFT (Universidade Federal do Tocantins). Também houve um encontro regional com prefeitos e gestores da educação no Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), ainda na segunda-feira, 27, pela manhã.
 


 “Falo como gestor e não como político, o que depender de mim será feito e vocês terão todo meu apoio no que eu puder dar”, afirmou o ministro



“Todos os pacientes estão matriculados na rede municipal de ensino e aqui tem um complemento que dá condições para que avancem no processo educacional”, explicou Wagner

Publicado: Data: 29/09/2021 Autor:Ascom







voltar