.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 02 De Dezembro De 2021 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 23ºC | Máxima: 30 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Moradores do Setor Itaipu são os primeiros a receber visitas do Casa Legal

Publicado: Data: 13/09/2021 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Programa de regularização fundiária iniciou o cadastramento das famílias nesta segunda-feira, 13 

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Os moradores do Setor Itaipu já estão recebendo as visitas do Programa de Regularização Fundiária Casa Legal, realizado pela Prefeitura de Araguaína, em parceria com o TJTO (Tribunal de Justiça do Tocantins). O programa atenderá tanto as famílias que ocuparam áreas públicas quanto às propriedades particulares invadidas até 2016, independente dos diferentes níveis econômicos.
 
O primeiro cadastro da equipe de assistentes sociais foi na casa do funcionário público Cláudio Figueiredo. “Nós compramos a casa em 1996 e segundo informações da dona, o terreno era uma doação da Prefeitura. Hoje temos uma cessão de direito da área e o que queremos, junto da população, é a regularização”, explicou.
 
O desejo ressaltado pelo morador é um dos motivos pelo qual o prefeito Wagner Rodrigues deu início ao programa, que inicialmente atenderá 400 famílias. “Nós tínhamos uma cobrança aqui por parte dos proprietários e vamos poder ajudar milhares de famílias de Araguaína a ter o seu documento, o registro de seu imóvel para que possa investir com a segurança de que o imóvel é dele”, afirmou.
 
O lançamento da ação contou com a presença de representantes da Justiça. “Eu acredito que vai ser um sucesso. Estamos levando segurança e garantia para as famílias. Isso vai trazer benefícios tanto para o Município quanto para as pessoas. Estou muito alegre participando desse momento”, contou o  presidente do TJTO, desembargador João Rigo.
 
Visitas
Neste início do programa, as famílias das quadras 17, 17-A e 17-B, do Setor Itaipu, serão visitadas por assistentes sociais. As equipes estarão vestindo calça jeans, camiseta branca com identificação do Casa Legal e crachá da Prefeitura de Araguaína.
 
Para ingressar no programa, o morador deve apresentar documento pessoal com foto, CPF e comprovantes de estado civil, residência, renda e posse do imóvel, entre outras informações, para preenchimento do cadastro. Nenhum tipo de documento será levado pelos técnicos.
 
Modalidades
Após o cadastro será identificado em qual modalidade se enquadra o morador. Para ser classificado como de interesse social (REURB-S), o beneficiário deve ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) e receber auxílio financeiro de programa social ou ter renda bruta familiar menor que cinco salários-mínimos mensais. Nesse caso, não terão custo do processo administrativo do registro imobiliário. Os que não se enquadram nesses critérios são de interesse específico (REURB-E).
 
Parceria com a Justiça
A atuação da Prefeitura é junto ao Nupref (Núcleo de Preservação e Regularização Fundiária) do TJTO. Em março, o prefeito Wagner Rodrigues assinou um termo de cooperação com o órgão, traçando metas e dispondo servidores para auxílio nos processos que atende a Lei Federal nº 13.465/17, que instituiu a Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
 
O programa está regulamentado pelo Decreto nº 061/2021, publicado no Diário Oficial do Município em 6 de julho de 2021.

Para ingressar no programa, o morador deve apresentar documento pessoal com foto, CPF e comprovantes de estado civil, residência, renda e posse do imóvel, entre outras informações, para preenchimento do cadastro




O lançamento da ação contou com a presença de representantes do TJTO (Tribunal de Justiça do Tocantins)

Publicado: Data: 13/09/2021 Autor:Ascom







voltar