.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 24 De Setembro De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 23ºC | Máxima: 36 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Projeto do Centro-Dia de Araguaína discute deficiência e isolamento social com assistidos

Publicado: Data: 06/09/2021 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Evitando aglomeração,15 dos 25 deficientes pelo serviço especializado foram beneficiados com passeio ao ar livre com familiares e palestra com psicólogo

Por Emílio Lopes | Fotos: Charles Michael/Ascom 

O Centro-Dia de Araguaína, serviço especializado da Assistência Social para pessoas com deficiência, iniciou na última sexta-feira, 3, no Eco Parque Cimba, o Projeto Passeios ao Ar Livre. O primeiro encontro discutiu sobre a deficiência e o isolamento social com palestras e interação entre familiares.

Dos 25 usuários assistidos pelo serviço, 15 foram beneficiados na ação inicial que busca promover lazer, informações de qualidade e experiências com usuários e seus cuidadores.

O psicólogo Syllas Pedrosa, do CRAS 2 (Centro de Referência de Assistência Social), ressaltou que o encontro ofereceu uma troca de experiências e conhecimentos. “O momento permitiu a troca de informações entre todos e proporcionou socialização, trazendo de volta a interação entre eles, a equipe cuidadora e familiares”. 

Para a coordenadora do Centro-Dia, Jane Sales, o projeto permitirá que o deficiente se sinta mais acolhido neste momento de isolamento imposto pela pandemia, que interrompeu o contato entre familiares e os serviços presenciais.

Segundo ela, “o ganho maior com as ações do passeios ao ar livre será a integração entre familiares cuidadores, equipe técnica e a sociedade”.

Mais cuidados

Um dos usuários assistidos, o cadeirante Fernando Souza Veloso, não se conteve e usou a palavra diante de seus colegas agradecendo os benefícios. “As coisas melhoraram muito pra todos, teve mudanças na casa e também mais cuidados com a gente”.

A diretora da Proteção Social Especial (PSE), Jocélia Alves, reforçou o papel da luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência em Araguaína. “A cada dia eu sou uma militante na luta pelos direitos da pessoa com deficiência e o Centro-Dia é para vocês”.

Vacina, alimentação e invisibilidade

O desenvolvimento do projeto segue em mais três encontros com duração de 1h50 cada. O próximo será dia 29 de outubro pela manhã, discutindo a importância da vacina contra covid-19 com um profissional da saúde. No dia 26 de novembro, será discutida com um nutricionista a alimentação saudável. O roteiro de encontros finaliza no dia 17 de dezembro, com palestra especial com o tema "A invisibilidade da pessoa com Deficiência", que será ministrada pela presidente do CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Vane Mary Dias.

Serviço especializado do SUAS

O Centro-Dia é o Serviço Especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência de Araguaína. Uma unidade do SUAS (Serviço Único da Assistência Social) que presta serviços para jovens e adultos com deficiência (auditiva, visual, intelectual, física e múltiplas deficiências), sendo homens ou mulheres residentes em Araguaína com idade entre 18 e 59 anos.

Atendimento 

Em razão do contexto de pandemia, o Centro-Dia adaptou a prestação dos serviços visto que seu público-alvo é do grupo de risco, tendo que elaborar um plano de ação com atendimento remoto aos usuários por meio de vídeos e atividades multifuncionais e passeios ao ar livre seguindo todos os protocolos de segurança.

A equipe é composta por assistentes sociais, pedagogos, administrativos e auxiliares de serviços gerais e coordenadora.

O serviço está localizado na Rua Ademar Vicente Ferreira, nº 514, no Setor Noroeste. Mais informações podem ser obtidas ainda pelos contatos (63) 3415 1305  e (63) 99956 3572 (WhatsApp).

Programação Passeios ao Ar Livre

Dia 29 de outubro (sexta-feira)

9h - Palestra "A importância da vacina contra covid-19", com profissional da saúde (Eco Parque Cimba).

Dia 26 de novembro (sexta-feira)

9h - Palestra "Alimentação Saudável", com nutricionista (Eco Parque Cimba).

Dia 17 de dezembro (sexta-feira)

9h - Palestra "A invisibilidade da pessoa com deficiência", com a presidente do CMPD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Vane Mary Dias Carneiro (Eco Parque Cimba).

O psicólogo Syllas Pedrosa, do CRAS 2 (Centro de Referência de Assistência Social), ressaltou que o encontro ofereceu uma troca de experiências e conhecimentos



Um dos usuários assistidos, o cadeirante Fernando Souza Veloso, não se conteve e usou a palavra diante de seus colegas agradecendo os benefícios

 


Publicado: Data: 06/09/2021 Autor:Ascom







voltar