.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 27 De Novembro De 2021 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Chove rapido durante o dia e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 31 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

ASTT planta 100 árvores nativas em reposição as retiradas por questão de segurança

Publicado: Data: 27/08/2021 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Árvores de grande porte estavam impedindo a visibilidade da área externa do prédio onde está sendo implantada a sede da Guarda Municipal de Araguaína, colocando em risco os guardas e moradores da região

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

A ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) está realizando a compensação ambiental das árvores de grande porte que estavam comprometendo a segurança da região onde está sendo implantada a sede da GMA (Guarda Municipal de Araguaína), no Setor Tecnorte. Em reposição as 22 retiradas, 100 novas árvores de médio porte, nativas do Cerrado, mais adequadas para as áreas urbanas serão plantadas no local e na Via Lago.
 
“Por serem muito grandes, as árvores impediam o monitoramento das câmeras e poderiam servir de abrigo para bandidos numa troca de tiro com guardas dentro da sede, colocando em perigo os servidores e moradores da região”, explicou o subcomandante da GMA, Renilson Galvão.
 
Para ação, o órgão de segurança pediu autorização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, que exigiu a compensação ambiental das mudas. As primeiras 20, todas pau d'arco (ipê-roxo), foram plantadas já nesta sexta-feira, 27, nas dependências da sede da GMA. Além dessa, as espécies oitis, jambo, ingá e aroeira estão selecionadas entre as 100 novas árvores.
 
O guarda Wallen da Silva recebeu a missão de cuidar das mudas por sua paixão pela área. “Esses ipês darão a primeira florada entre 2 e 3 anos. Eu já participei de muitos plantios, é um lazer nos dias de folga cuidar da natureza”, contou. O jovem é um dos 40 selecionados para integrar a nova força de segurança, que inicia o patrulhamento das ruas de Araguaína ainda neste ano.
 
Salvamento da fauna
O local tinha alguns iguanas (camaleões) que se alimentavam dos frutos das árvores. Antes da retirada, a GMA entrou em contato com a Cipama (Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental) para capturar e levar os animais para o habitat natural, gradativamente. O órgão ambiental está sendo chamado sempre que o réptil é avistado pelos guardas.
 
Arborização urbana
Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente segue realizando o monitoramento ambiental das áreas de conservação e vias púbicas. A poda ou remoção de árvores deve ser autorizada. Primeiro, o morador pede a vistoria técnica, na Avenida José de Brito, 728, Setor Anhanguera, ou entrar em contato com o telefone: (63) 3411-7012. A ação pode ser autorizada ou negada, de acordo com o relatório dos fiscais ambientais.
 
Quem recebe autorização para remoção de alguma árvore precisa realizar uma compensação ambiental comprovando o plantio de uma nova árvore com fotos ou por meio de nova vistorias dos fiscais.
 
A Prefeitura vem investindo na arborização urbana e desde 2013 plantou e doou mais de 14 mil mudas em Araguaína. Atualmente, os dois viveiros municipais produzirem de 100 a 200 mudas por dia e os moradores podem selecionar até 20 unidades por vez. As mudas podem ser retiradas na Rua José de Assis, s/n, no Setor Santa Helena, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.


Além do pau d'arco (ipê-roxo), as espécies oitis, jambo, ingá e aroeira estão selecionadas entre as 100 novas árvores

Publicado: Data: 27/08/2021 Autor:Ascom







voltar