.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 18 De Outubro De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 25ºC | Máxima: 37 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura leva cursos profissionalizantes a moradores da zona rural

Publicado: Data: 16/07/2021 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Inicialmente, 14 alunos do Assentamento Rio Preto estão aprendendo bordado à mão; projeto será ampliado com oferta de mais cursos e chegando a outras comunidades

Por Emílio Lopes - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Assistência Social e Trabalho, está levando cursos profissionalizantes a moradores da zona rural. Inicialmente, os moradores do Projeto de Assentamento Rio Preto estão sendo atendidos com o curso bordado à mão, com carga horária de 80 horas, ministrado semanalmente às sextas-feiras.
 
O projeto é executado em parceria com instituições como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Instituto Humanitário Anita Luiza. Além de atender às comunidades em situação de vulnerabilidade social na zona urbana, o município realizou um levantamento técnico na zona rural e constatou as demandas dos moradores.
 
Segundo Juliane Carneiro, diretora municipal de Empregabilidade, devido às regras de prevenção à covid-19, o número de vagas foi limitado à metade da capacidade total e o primeiro curso ofertado conta com 14 alunos. Outras turmas do assentamento já estão matriculadas nos cursos de pintura em tecido e manicure e pedicure, com início das aulas previsto para o início de agosto.
 
“A atenção ao povo do campo é um compromisso do prefeito Wagner Rodrigues, que passou parte de sua vida vivendo numa comunidade rural. Vamos estender o projeto a outros assentamentos, além de continuar nos bairros”, ressaltou Juliane.
 
A cultura empreendedora na zona rural
No evento de abertura do curso, realizado no último dia 9, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) levou aos moradores uma palestra sobre a importância de desenvolver o próprio negócio, com o objetivo de garantir renda pessoal ou para a comunidade. O objetivo foi estimular a formação de empreendimentos sustentáveis nos assentamentos, através da inclusão produtiva, fortalecendo o cooperativismo e o associativismo.
 
Projeto itinerante
O Projeto Capacita Araguaína busca identificação e capacitação profissional de usuários do Suas (Sistema Único da Assistência Social), promovendo o desenvolvimento e protagonismo, preferencialmente de famílias e pessoas com idade entre 16 e 59 anos, para serem qualificados nas mais diversas áreas de trabalho.
 
Ele é acompanhado e assistido pelos técnicos de referência da Diretoria de Políticas Públicas, Empregabilidade e Inclusão Produtiva, em parceria com as mais diversas instituições provedoras de desenvolvimento como o Senai, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sebrae, entre outras.

Publicado: Data: 16/07/2021 Autor:Ascom







voltar