Quinta-feira, 02 De Dezembro De 2021 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 23ºC | Máxima: 30 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis

Hortas comunitárias de Araguaína têm apoio técnico para aumentar produção e venda

Publicado: Data: 15/04/2021 Autor: Ascom

Secretaria do Desenvolvimento Econômico está mapeando e capacitando grupos que produzem ou queiram produzir alimentos orgânicos dentro da zona urbana para mais geração de renda

Por Marcelo Martin - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína está disponibilizando apoio técnico às hortas comunitárias dos bairros, principalmente nos mais afastados do centro, com objetivo de melhorar a produção e a renda das famílias. A consultoria é gratuita e multiprofissional, com técnico agrícola, assistente social e pedagogo.

“É cada vez mais importante o alimento orgânico e nós temos que dar suporte e evoluir esses negócios do ponto de vista estrutural, para funcionar com metas e valorização do produto”, ressaltou o assessor técnico do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jhenmerson Rodrigues.

O projeto já tem andamento no Setor Araguaína Sul, onde 30 pessoas de sete famílias produzem hortifrútis. “O local já vem colhendo alimentos de qualidade porque usam controle de pragas biológico, sem qualquer tipo de pesticida, e ainda adubo exclusivamente feito com esterco bovino”, descreveu Jhenmerson. Além dessa, uma horta no Setor Costa Esmeralda está em processo de análise para implantação

O objetivo é mapear as hortas de todos os setores e o apoio está disponível também para comunidades que quiserem iniciar o plantio em área verde do Município. Para solicitar a avaliação dos técnicos e a permissão para utilizar o local público, o morador deve ligar para o telefone 3411-7012, em horário comercial.

Educação ambiental
Outro projeto em andamento é o reaproveitamento dos pneus para produção de hortas orgânicas das escolas públicas municipais; quando empilhados e recortados servem como canteiros. Também usando uma opção sustentável para irrigação com água expelida pelo ar-condicionado e coletada da chuva, o que contribui para aulas mais ecológicas e economia nas contas. Atualmente, há 12 unidades desenvolvendo o projeto com participação dos alunos e pais.

Projeto já tem andamento no Setor Araguaína Sul, onde 30 pessoas de sete famílias produzem hortifrútis de forma sustentável

Publicado: Data: 15/04/2021 Autor:Ascom