.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 02 De Dezembro De 2021 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 23ºC | Máxima: 30 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Araguaína recebe homenagem inédita por empreendedorismo em painel dos Estados Unidos

Publicado: Data: 15/12/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Empresa de pagamentos usou fachada da bolsa de valores Nasdaq, em Nova Iorque, para agradecer os micro e pequenos empreendedores presentes do Município

Por Marcelo Martin - Foto: Divulgação

Os micros e pequenos empreendedores de Araguaína foram homenageados em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no último sábado, 12. O agradecimento foi realizado pela empresa de pagamentos Stone no painel da bolsa de valores Nasdaq, que fica na avenida mais famosa do mundo, a Times Square. O Município registra atualmente 9.343 protagonistas do próprio negócio que contribuem na continuidade do crescimento econômico.
 
Para o secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza, a participação na campanha se deve ao ambiente institucional empreendedor que se fortalece a cada dia em Araguaína. “Fomos o primeiro município brasileiro a decretar liberdade econômica e temos um desempenho excelente no planejamento econômico. O papel das compras governamentais e investimentos em infraestrutura também favorecem a circulação de dinheiro na cidade, afinal, o nível de execução orçamentária deve bater a casa dos 95% em 2020”, explicou o secretário.
 
A Sala do Empreendedor, que fica dentro do prédio da Secretaria Municipal da Fazenda, registrou que a média de surgimento e fechamento de empresas foi mantida mesmo durante a crise causada pela pandemia da covid-19. Até o fim de novembro, foram 455 aberturas contra 139 baixas em 2020, o que significa 3,27 novas empresas para cada encerramento de CNPJ. Já em 2019, a média foi de 3,69, seguida de 3,95 em 2018.
 
Isso porque o empreendedorismo araguainense funciona de maneira correlata, em que uma empresa gera insumo para outra e isso mantém um círculo virtuoso de investimentos. “Araguaína é um produtor de serviço para região toda, a gente converge, a gente é polo. Aqui o produto de uma empresa se transforma em matéria prima para outra, alimentando a cadeia de valores até chegar ao consumidor final”, explicou Souza.
 
Modernização e investimentos
Nos últimos oito anos, a Prefeitura trabalhou para diminuir a burocracia e simplificar as regularizações e o pagamento dos tributos. Foi a primeira cidade no País a dar liberdade econômica às microempresas, por meio de decreto específico para adequação e agilização à MP da Liberdade Econômica (Medida Provisória n° 881/2019).
 
Com isso, foi possível diminuir em mais de 90% o desenquadramento de MEI por orientação nas novas aberturas. Caiu também em 92% as multas por irregularidades documentais em 2019. Já o tempo médio de abertura e liberação com emissão de alvará caiu de 38 dias úteis para 48 horas. E se o alvará for para atividades de baixo risco, a emissão é na mesma hora.
 
Foi ainda o primeiro Município do Tocantins a receber uma Unidade de Microfinanças do Programa Amazônia Florescer Urbano do Banco da Amazônia, que também fica dentro do prédio da Secretaria da Fazenda. O programa de microcrédito orientado e facilitado oferece financiamentos de R$ 600 até R$ 21 mil.
 
Grupo seleto
A homenagem aos micros e pequenos empreendedores brasileiros foi destaque em uma das praças mais famosas do mundo, a Times Square, em Nova York. A campanha “Negócios são motores de sonhos” da Stone fez o nome de 219 cidades brasileiras brilharem nos painéis digitais da Nasdaq, sendo Araguaína, Palmas, Imperatriz e Marabá na região.
 
“Essa é a homenagem da Stone à Araguaína e todos os empreendedores que dedicam seu tempo, energia e fé investindo na região. É sempre importante lembrar do papel de cada micro e pequeno negócio do Brasil que, juntos, constroem 30% do PIB brasileiro”, comenta Alessandra Giner, head de Marketing e Relações com Clientes da Stone.

Publicado: Data: 15/12/2020 Autor:Ascom







voltar