Sábado, 27 De Novembro De 2021 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Chove rapido durante o dia e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 31 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis

Alunos em formação da Guarda Municipal de Araguaína fazem curso de tiro

Publicado: Data: 27/11/2020 Autor: Ascom

Treinamento é uma das etapas de preparação para patrulhamento no Município já no início de 2021

Por: Marcelo Martin | Foto: Marcos Sandes

Pressão psicológica e manejo da arma com agilidade são duas entre tantas habilidades que os alunos em formação para Guarda Municipal de Araguaína estão adquirindo com o curso de tiro. Os 40 candidatos estão recebendo o treinamento com armamento para realizaram patrulhas nas ruas do Município já no início de 2021, dentro dos padrões exigidos pela Polícia Federal.

“Um segundo pode decidir sobre nossas vidas e também do cidadão. Por isso a gente treina à exaustão, até em casa na frente do espelho eu fico fazendo o posicionamento com a arma”, afirmou Rômulo Morais, 23 anos, aluno destaque no treinamento de tiro. Esse controle emocional também é citado pelo Hewerty Mariano, 25 anos. “Dá bastante adrenalina atirar com uma arma de fogo e o treino te dá confiança e técnica para atuar nas ruas”.

Acima do necessário

De acordo com o coordenador geral do curso e vice-presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Major Sebastião Lima, o treinamento realizado está sendo acima do exigido pela PF. “Enquanto o mínimo seria 90 tiros de pistola por aluno, aqui estamos aplicando, em média, 200 disparos para cada um. Fora as armas com maior calibre. São tiros de 7 a 10 metros de distância. Um total de 160 horas de curso”, afirmou.

O treinamento de Tiro Policial Credenciado está sendo ministrado pelo instrutor e major da Polícia Militar Cláudio Adriano Mendonça, auxiliado por outros três instrutores e ainda por nove membros que compõem o curso de formação.

Próximas etapas

Os alunos cumprirão algumas provas e atividades antes da formatura programada para dezembro. Entre as próximas etapas está a jornada no cerrado, um teste de resistência no meio da mata durante dois dias.

Publicado: Data: 27/11/2020 Autor:Ascom