Domingo, 07 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 36 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis

Mais uma etapa: Concurso de Bolsa de Publicações divulga comissão avaliadora para a modalidade Contos

Publicado: Data: 06/08/2020 Autor: Ascom

Novos integrantes são professores universitários e membros da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins. Resultado desta etapa sai no dia 13 de agosto

Por Marcelo Martin - Foto: Divulgação

Uma comissão avaliadora foi nomeada para escolher os 10 melhores contos que disputam o Concurso de Bolsa de Publicações de Contos e Poesias Jauro Studart Gurgel. O projeto faz parte da Temporada de Arte e Cultura Popular, uma iniciativa da Prefeitura de Araguaína para promover os escritores locais, publicando os trabalhos selecionados em um livro.

A nova banca avaliadora é formada por três professores do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins: Márcio Araújo de Melo, Luiza Helena Oliveira da Silva e José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro, e também dois membros da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (Acalanto): Kaio Diniz e Antônio Santos de Sousa.

O resultado da avaliação deve sair no dia 13 de agosto. Outra comissão já selecionou 40 poesias para compor a coletânea. O concurso recebeu um total de 95 poesias e 42 contos de autores que moram em Araguaína. Entre os critérios julgados pela comissão estão a originalidade dos trabalhos e criatividade literária da linguagem.

Distribuição gratuita
Em seguida à escolha dos contos, a Secretaria da Cultura dará início ao processo de diagramação do livro, com a possibilidade de mais poesias entrarem na coletânea. “Cerca de mil exemplares do livro de poesias e mil exemplares do livro de contos serão publicados e distribuídos gratuitamente”, afirmou Wilamas Ferreira, secretário executivo da Cultura.

Temporada de Arte e Cultura Popular
A ação cultural tem o apoio do Ministério da Cidadania, e faz parte de uma temporada de atividades culturais, como Festival Gastronômico, de Teatro, Luau no Parque, Dança e Música e o Hip Hop pela Paz, com mais de R$ 73 mil em premiações.

As 10 melhores poesias já classificadas participarão do concurso de interpretação poesia falada realizado no evento de encerramento, com entrega de troféus e premiação total no valor de R$ 6 mil.

Além das competições, serão realizados o festival de Rock in Rio Lontra, shows de arte e cultura, Intervenções culturais em escolas, eventos, bairros, praças e circuito de capoeira. Em todos os eventos estão incluídos mostra de artesanatos, artes plásticas, espetáculos teatrais, shows musicais, dança, banca de livros, feira arte e talento, dentre outros.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades tiveram que ser suspensas e deverão ser retomadas com a normalização da atual situação de saúde enfrentada por todo o País.

Publicado: Data: 06/08/2020 Autor:Ascom