Sexta-feira, 20 De Maio De 2022 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 16ºC | Máxima: 29 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis

Luminária sustentável é sugestão para entrar 2020 renovando ambientes

Publicado: Data: 31/12/2019 Autor: Ascom

Com dicas das instrutoras da Reciclarte Iolanda Carneiro e Telma Pinheiro, é possível iluminar e decorar ambientes reutilizando materiais como lata de leite, papelão e palete

Por Adriana Santana | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Apostar em uma boa iluminação nos cômodos de casa é uma forma de ampliar a sensação de conforto e bem-estar, para isso são usadas luminárias em vários tamanhos e modelos. As peças também surgem como ótimas opções para decoração de ambientes.

Uma sugestão para quem deseja renovar a decoração de casa é apostar nas luminárias decorativas feitas com material reciclado. Além de bonitas, a produção do item de forma sustentável permite o trabalho com a criatividade.

As instrutoras da Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino (Reciclarte) Iolanda Carneiro e Telma Pinheiro explicaram o passo a passo para a produção de uma luminária, que também tem a função de porta-livros.

Material utilizado
Para a confecção da luminária, é necessário providenciar uma lata de leite, plug macho e fêmea, bocal, lâmpada fria de baixa voltagem, parafusos, papelão, papel de presente, adesivo ou tinta para colorir, peças de palete e prime de artesanato.

Montagem
De acordo com as instrutoras, a montagem da luminária é iniciada com a aplicação do prime de artesanato por toda a lata de leite. Após a secagem do prime, cubra a lata com papel de presente, adesivo ou faça o desenho que preferir para decorar a lata. No fundo da lata faça um furo redondo que será suporte para o bocal da lâmpada.

“Aqui pode ser utilizado uma faca ou cortador que consiga abrir o furo. Todo cuidado é necessário e importante também não ter pressa nas etapas para evitar acidentes. É nesse furo onde vamos colocar o bocal da lâmpada”, explicou a instrutora Telma Pinheiro.

Em seguida, insira o bocal por dentro ou fora da lata, encaixe os fios no bocal e para finalizar encaixe a lâmpada e tampe a lata.

Base da luminária
Para fazer a base da luminária, é necessário ter cinco pedaços de paletes ou outro tipo de madeira, um com tamanho de 35 centímetros de altura para a haste central, três com 20 centímetros e um pedaço menor que servirá de suporte para a lata. Além da madeira, é preciso ainda um pedaço de papelão cortado em formato de “U”, que servirá de porta-livros.

“Aqui você montará o suporte, lembrando que a parte maior da madeira será o meio e os demais pedaços servirão como base para sustentar a luminária”, explicou a instrutora Iolanda Carneiro.

Reciclarte
A luminária está entre os trabalhos produzidos na Reciclarte, por meio das aulas do curso de reciclagem. Inaugurada em 2017, a primeira escola pública de artes no Tocantins capacitou mais de 800 pessoas.

A Escola de Artes de Araguaína atende alunos em 19 cursos gratuitos: Balé, Brinquedoteca, Confecção de Boneca, Ginástica para a Terceira Idade, Ginástica Rítmica, Jazz, Musicalização Infantil, Pintura em Tecido, Sanfona, Strong By Zumba, Modelagem: Corte e Costura, Teclado, Técnica Vocal, Utilitários Decorativos, Violão Clássico, Pintura em Tela, Teoria Musical, Violão Popular e Violino.

As atividades são oferecidas durante os cinco dias úteis da semana, em três turnos. As inscrições devem ser realizadas na sede da Escola de Artes, localizada à na Rua Sabiá, s/n°, no Setor Maracanã.

Publicado: Data: 31/12/2019 Autor:Ascom