Quinta-feira, 11 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 37 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis

Festival de Pião promove intercâmbio de gerações

Publicado: Data: 21/10/2019 Autor: Ascom

Evento foi realizado no último sábado, 19, no Eco Parque Cimba; participantes de diferentes idades se divertiram em competição com tom de brincadeira

Por Mara Santos | Foto: Leila Mel

Uma competição divertida e cheia de nostalgia reuniu participantes de diferentes gerações na tarde do último sábado no Eco Parque Cimba. Foi o 1° Festival de Pião, promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento faz parte do projeto “O mundo lúdico do Parque Cimba”, iniciado em setembro e que segue até junho de 2020.

O momento que para alguns foi de relembrar a infância, para outros foi novidade e oportunidade de aprendizado. Na primeira modalidade disputada, Pião ao Círculo, houve até disputa entre pai e filho, com Arnaldo e Juan Carlos Gonçalves.

“Gosto muito de jogar pião, aprendi há dois anos com meu pai e meu tio. Nós sempre jogamos juntos em casa”, comentou Juan Carlos, de 12 anos. A experiência falou mais alto e o pai, Arnaldo, levou o primeiro lugar na modalidade.

Na modalidade Manobras ao Ar, o primeiro colocado foi Fabiano Farias, que deu um show de habilidade com o brinquedo.

Oportunidade de negócios
O aposentado Antônio Miranda, morador do setor Santa Terezinha, ficou sabendo do festival e aproveitou para faturar uma renda extra vendendo piões que ele mesmo produziu. “Joguei muito pião na infância. No meu tempo, o pião era feito a facão, levava umas 9 horas para fabricar um só. Às vezes, ao final, o pião rachava e tinha que começar tudo de novo”, comentou.

Além de vender, o aposentado também participou da competição. “Estou na torcida por ele, vou treinar para também competir no próximo festival”, afirmou a esposa, dona Maria Gonçalves.

Seo Antônio não deu muita sorte na competição e foi eliminado nas primeiras rodadas, mas não perdeu a animação e saiu bastante satisfeito. “Estou feliz, me diverti e consegui vender todos os meus piões”, finalizou.

Classificação
Modalidade Pião ao Círculo