Quinta-feira, 23 De Setembro De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 23ºC | Máxima: 36 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis

Sinalização de trânsito é alvo de vandalismo em Araguaína

Publicado: Data: 02/04/2019 Autor: Ascom

Ação mais recente foi registrada no Setor Oeste, onde três placas foram depredadas; a ausência da sinalização confunde os condutores e pode causar acidentes

Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes

Mais uma ação de vandalismo ao patrimônio público foi registrada nos últimos dias em Araguaína. Dessa vez, o alvo foram as placas de sinalização de trânsito da Avenida Independência, no setor Oeste.

De acordo com dados da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), em 2018, foram 13 placas e 14 postes depredados e substituídos em toda a cidade. Cada placa custa R$ 150 e o preço unitário do poste é de R$ 110.

“Além disso, há outros custos variáveis embutidos na manutenção das placas, como o combustível para deslocamento da equipe e a alocação de mão de obra, que são mais difíceis de serem contabilizados. Fora o fato de que a sinalização que poderia ser implantantada em setores que ainda não a receberam acaba sendo utilizada para substituir as que foram vandalizadas”, explica o diretor de Engenharia e Planejamento da ASTT, Caio Augusto Lobo.

A ausência das placas confunde os motoristas e pode causar acidentes de trânsito. O recurso investido para recuperar as placas vandalizadas poderia ser utilizado em outras melhorias para a comunidade.

O que diz a lei

O vandalismo ao patrimônio público é crime punível com multa e pena de detenção, que pode chegar a até três anos, conforme determina o Artigo 163 do Código Penal.

A população pode ajudar a conservar o patrimônio público, denunciando qualquer ato de vandalismo. Basta acionar a Polícia Militar (PM), por meio do 190, que as providências cabíveis serão tomadas.

Trânsito mais seguro

Desde 2013, a Prefeitura vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 400 quilômetros, sinalização, implantação de calçadas acessíveis com centro-guia, ciclovias e remanejamento do sentido de algumas ruas e avenidas.

Além disso, as ações de educação para o trânsito e implantação de redutores de velocidade em pontos críticos vêm colaborando para a redução do número de infrações em 352% no comparativo entre 2015 e 2017. Ainda, diminuiu em 40% do número de acidentes registrados no trânsito araguainense se comparados os mesmos períodos.

Publicado: Data: 02/04/2019 Autor:Ascom