NOTÍCIAS
Estudantes mostram educação financeira em evento de empreendedorismo
Feira do Jovem Empreendedor será realizada em Araguaína no dia 21 de novembro. Em duas escolas da Rede Municipal, alunos comercializarão comidas e artesanatos feitos por eles
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
O Projeto de Educação Empreendedora já capacitou mais de 14 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Araguaína e mais quatro mil estarão concluindo o processo neste ano. Para apresentar aos pais e comunidade o que foi desenvolvido em sala de aula, mais uma edição da Feira do Jovem Empreendedor será realizada no dia 21 de novembro. Duas escolas municipais foram escolhidas para o evento, a Joaquim Carlos Sabino, no Lago Azul, e a Domingo Souza Lemos, no Setor Jardim das Flores.
“É preciso ensinar nossas crianças a matemática financeira e também encorajá-las a desenvolver a criatividade comercial desde cedo”, afirma o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira.
Alunos das séries finais, 4º e 5º anos, colocarão à venda produtos idealizados em conjunto com os professores, conhecendo suas etapas de confecção e calculando o custo da produção e lucro esperado. Serão comercializados doces, salgados e trabalhos manuais, como enfeites e tapetes.
A feira faz parte do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), implantado no Município em 2015. Os professores são capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e aplicam o conhecimento obtido em salas de aula.
Mais desenvolvimento
Outro projeto em implantação é a inclusão da Educação Financeira nas escolas municipais de Araguaína, que coloca mais uma vez a cidade à frente de diversos municípios do País. Com dois anos de antecedência do que está previsto pelo Ministério da Educação, o projeto está sendo implantado gradualmente na rede municipal.
Reconhecimento nacional
Como resultado dos investimentos feitos na melhoria das condições de trabalho, na valorização dos professores e na estrutura das escolas, Araguaína tem sido premiada a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais. O Prêmio Excelência em Educação recebido do Instituto Ayrton Senna em 2015 e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016 são exemplos desse avanço.
Qualidade na Educação
Neste ano, a Educação de Araguaína alcançou metas importantes e de grande relevância dentro do processo de ensino aprendizagem. Uma delas foi a superação da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Araguaína teve média de 5.9 pontos na formação das séries iniciais (4º e 5º ano), ultrapassando os 5.8 pontos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
O objetivo da feira é ensinar a matemática financeira e também encorajar o desenvolvimento da criatividade comercial
Publicado: Data: 06/11/2018 Autor:Ascom