.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 16 De Maio De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 23ºC | Máxima: 33 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Creche de Araguaína vence etapa estadual do 11º Prêmio Professores do Brasil

Publicado: Data: 19/09/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Premiação reconhece boas práticas de ensino realizadas pelos educadores; projeto desenvolvido por professoras do CEI Raimundo Costa segue na concorrência na etapa regional.

 

Por: Adriana Santana| Foto: Divulgação 

“Criando elos de confiança e ternura utilizando a doçura do cantar”, foi com este Projeto, elaborado por professores do Centro de Ensino Infantil Raimundo Costa, localizado no Setor Couto, que Araguaína conquistou a fase estadual do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

O projeto, executado na unidade de ensino em março deste ano, teve como objetivo criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, a fim de que os alunos não apresentassem tanta resistência em permanecer na unidade de ensino, que atende crianças na faixa de 1 a 3 anos de idade.

“Geralmente, são muito difíceis os primeiros meses de aula, porque as crianças saem pela primeira vez do ambiente de casa para um ambiente novo. Existe sempre o choro, as birras e a dificuldade de relacionamento com o professor. O projeto surgiu para tentar minimizar essa dificuldade que é muito comum”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Geolange Ferreira.

As ações do projeto envolviam música e teatro e contou com a participação de todos os professores, assistentes e demais colaboradores da escola. Durante uma semana, os alunos foram recebidos com músicas que ganhavam coreografias e dramatização. “Fizemos pesquisa com os pais para saber quais as canções infantis eles costumavam ouvir em casa e as trouxemos para a sala de aula”, disse a coordenadora.

Canções populares como “Sábia lá na Gaiola” e “Tirei um DÓ da minha viola” fizeram parte do repertório. Além do incentivo a interação entre os alunos, as letras levaram reflexões educativas. O resultado do trabalho foi percebido pelas professoras e, principalmente, pelos pais, que notaram o desejo dos filhos de irem à escola, realidade que serviu de motivação para inscrever o projeto no Prêmio.

 

A Premiação

Foi a Coordenação Pedagógica do CEI que encaminhou ao site do Prêmio Professores do Brasil o relatório sobre as ações e resultados do projeto. Unidades de Ensino de todo o Brasil participaram da seleção, que é divida em três categorias: Estadual, Regional e Nacional.

Das escolas do Tocantins inscritas no Prêmio, o projeto “Criando elos de confiança e ternura utilizando a doçura do cantar”, do Centro de Ensino Infantil Raimundo Costa, foi o vencedor e recebeu certificação de participação e troféu e continua no concurso, agora tentando destaque na fase Regional. Nessa fase, o projeto de Araguaína concorre com escolas dos outros seis estados da Região Norte do país.

“Estamos felizes pelo resultado que já alcançamos, mas continuamos querendo levar nossa unidade de ensino ainda mais longe, principalmente, para mostrar que é possível apostar em atividades como a que realizamos com nossos alunos”, encerrou Geolange Carvalho Ferreira.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

 

Publicado: Data: 19/09/2018 Autor:Ascom







voltar