NOTÍCIAS
Alfabetizadores da rede municipal participam de capacitação sobre linguística

Cerca de 70 profissionais que atuam nas séries iniciais da educação em Araguaína participaram do curso na Universidade Federal do Tocantins
Texto e foto: Abdon Barbosa
Com temática inovadora e voltada para a formação de saberes entre o falar e o escrever, dentro do contexto sociolinguístico, variação e ensino, os professores alfabetizadores da rede municipal participaram, desde a última terça-feira até hoje, 15, de uma capacitação sobre linguística. Realizada por meio da Secretaria Municipal da Educação, o objetivo da capacitação é construir novas metodologias a serem usadas em sala de aula.
“Tudo que ouvi durante esses dias me fortaleceu ainda mais como professora. Aprendi que tudo que o aluno fala tem uma variação com o que ele escreve, e isso eu preciso identificar e aplicar em minhas aulas. Há uma diferença entre o som da fala e a escrita. Foi fantástico tudo que estudamos durante esses dias”, relatou a professora alfabetizadora Laiane Teixeira.
A formação conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem como mediador o Professor Dr. Dermeval da Hora Oliveira. Segundo ele, escolas e professores precisam dar atenção ao que o aluno fala. O professor acrescenta que a variação linguística é uma realidade a ser trabalhada pelo professor constantemente.
“O que mais importa é o professor poder aplicar esse conhecimento e saber analisar a fala dos alunos, de tal maneira que possa transformá-lo dentro do universo da aprendizagem”, afirmou.
Para o secretário da Educação de Araguaína, Jocirley de Oliveira, oportunizar novos conhecimentos e metodologias que venham a acrescentar na atuação dos alfabetizadores fará toda a diferença não apenas na vida escolar dos alunos, mas também no crescimento intelectual dos educadores.
“Todo investimento que a Prefeitura realiza na formação dos educadores é no sentido de que eles possam fazer a diferença na formação de sujeitos críticos e cada vez mais preparados para os desafios do dia a dia”, destacou Oliveira.
Publicado: Data: 15/08/2018 Autor:Ascom