.: Prefeitura De Araguaina :.
Sexta-feira, 09 De Dezembro De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Chove rapido durante o dia e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista  

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Ronaldo Dimas chega a quase 7 mil casas em Araguaína

Publicado: Data: 19/01/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Mais 500 famílias serão contempladas com novo residencial de Araguaína, o Primavera Norte; casas estão com 70% das obras concluídas e entrega será ainda este ano

Flávio Martin | Foto: Marcos Filho Sandes

O Residencial Primavera Norte será o quinto entregue pelo prefeito Ronaldo Dimas desde 2013, somando quase 7.000 casas em bairros planejados. Com 500 unidades em construção, o loteamento está com 70% das obras concluídas e entrega prevista ainda para 2018. Araguaína é considerada a Capital da Habitação do Estado e possui o maior programa habitacional da Região Norte do Brasil, beneficiando cerca de 30 mil pessoas.

Nara Regina Neves de Abreu chegou em Araguaína aos 16 anos na busca por melhor qualidade de vida. Natural da cidade de Balsas, no Maranhão, ela encontrou no norte do Tocantins morada na casa da avó paterna até decidir morar de aluguel. Estudou, arrumou trabalho como operadora de caixa e teve uma filha. Hoje, 12 anos depois, ela está próxima de alcançar mais um sonho: a casa própria.

Junto com a filha Nicolly, de quatro anos, Nara afirmou que a conquista de sua moradia é um prêmio pela esperança que manteve desde 2013, quando fez seu cadastro na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação. “Graças a Deus, a gente está saindo do aluguel para algo que é nosso. Que posso deixar do meu jeito. É muito ruim não poder mudar nada na casa”, disse.

Primavera Norte

Como os outros bairros construídos na gestão de Dimas, o Residencial Primavera Norte é planejado e será entregue com infraestrutura adequada, como asfalto, calçadas com acessibilidade, redes de esgoto, água e energia. Além de transporte coletivo e também escola, creche, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e unidade básica de saúde nas proximidades.

O residencial possui três áreas públicas para a construção de praças e um espaço destinado para a construção de equipamentos públicos. Com terrenos de 9 x 18 metros, as casas de 43,5 m² possuem dois quartos, sala com cozinha (modelo americano), banheiro, área de serviço, piso cerâmico e forro.

Assistência Social

Uma das prioridades do governo Dimas é a luta para diminuir o déficit habitacional de Araguaína. “O que nós temos é um projeto de inclusão social com residenciais construídos mais próximos, e não bem distantes como era comum antigamente. Nosso plano diretor reformulou a continuidade de expansão do Município, dando mais qualidade de vida para o araguainense”, explicou o superintende da Habitação, Danilo Leite.

De acordo com a diretora habitacional Dunya Melo, das 13.826 pessoas cadastradas no plano habitacional do Município desde 2013, a atual gestão já conseguiu que mais da metade consiga conquistar o sonho da casa própria. “A luta contra o déficit é grande. Eu conheço uma casa de quatro cômodos onde moram quatro núcleos familiares. Mas estamos no caminho certo para erradicar isto”.

Associativismo

As casas do Residencial Primavera Norte foram fruto da busca de recursos da Prefeitura junto ao Programa Minha Casa Minha Vida Associativismo, do Governo Federal. A Secretaria da Habitação realizou o cadastro e a pré-seleção das famílias a serem contempladas como beneficiários, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Em seguida, a Caixa procederá com a assinatura dos contratos.

Capital da Habitação

Em Araguaína, são 6.130 casas entregues ou em construção e outras 1.500 a serem construídas. No Residencial Lago Azul foram 2.530 casas entregues. No Costa Esmeralda e Construindo Sonhos, mais de 2.200 famílias já moram com infraestrutura de qualidade.

No Residencial Parque do Lago, 900 casas estão sendo construídas, sendo que 200 já foram entregues. Além das 500 casas em construção no Residencial Primavera Norte, outras 1.500 moradias serão construídas no Residencial Vila Verde.

Publicado: Data: 19/01/2018 Autor:Ascom







voltar