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Alunos de escolas municipais têm aula diferenciada sobre trânsito em Araguaína

Publicado: Data: 02/06/2017 Autor: Ascom

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Prefeitura abriu as portas de duas unidades para proporcionar aos alunos aulas de como se comportar nas ruas da cidade e aprender sobre as sinalizações; a parceria foi com o Projeto Itinerante Galera do DNIT

 

Por Joselita Matos | Foto: Marcos Filho

 

A importância de se usar cadeirinhas para crianças abaixo de cinco anos de idade; como dar o sinal que vai passar na faixa de pedestre; e os riscos de não usar o cinto de segurança. Isso todo motorista ou quem anda no trânsito deve saber, mas as crianças talvez não saibam sobre essas informações. Pensando nisso, a Prefeitura abriu as portas de duas escolas municipais, Casemiro Ferreira Soares e Olavo Bilac, para o Projeto Itinerante Galera do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

 

Os alunos da Escola Municipal Casemiro Ferreira Soares participaram das aulas teórica e prática promovidas pela parceria e aprenderam muitas lições. Como o estudante Kaleb Fernandes Ribeiro, do 4º ano. Para ele o aprendizado foi muito importante porque o trânsito é muito perigoso para quem não respeita as suas normas.

 

“O trânsito é perigoso, pode matar muitas pessoas se não souberem usar a faixa de pedestre. Vou passar para os meus pais o que estou aprendendo aqui”, disse entusiasmado Kaleb.

 

Outra aluna que também participou da aula diferenciada foi Bruna Xiawaru, do 4º ano. “Achei muito legal. A gente tá aprendendo a andar na faixa de pedestre, aprendendo sobre o trânsito, dos cincos personagens no trânsito. Vou passar especialmente para o meu pai porque ele tem uma moto, pra respeitar o trânsito”, explicou Bruna.

 

Depois da parte teórica, os alunos andaram de bicicleta em uma minicidade montada no ginásio da escola, parando nos semáforos e nas faixas de pedestres, vivenciando na prática o que aprenderam na aula. Em outra parte da escola, os alunos participaram de uma brincadeira lúdica, onde um dado era jogado e eles tinham que andar em uma estrada cheia de informações sobre o trânsito. No final da brincadeira, cada um dos estudantes recebeu um kit que continha uma cartinha e o jogo em miniatura.

 

Ensinamentos para a vida

A diretora da escola, Lilma Nascimento, explicou que as crianças são primordiais nesse processo de educação para o trânsito. “Eles são os primeiros a fazerem o monitoramento da família no trânsito, eles fazem a orientação da família: ‘pai, não passa no sinal amarelo porque o sinal amarelo é atenção’, ‘mãe tem cuidado na hora de passar na faixa de pedestre’, então essas informações são interessantes fazer com a criança aprenda ainda pequena”, explicou a diretora.

 

O chefe de serviços de operações rodoviárias do DNIT/TO, José Roberto Mota, explicou o motivo da escolha de Araguaína em receber o projeto da instituição. “A cidade escolhida precisa estar lindeira, beirando a BR-153 que tem o maior movimento, no caso foi escolhida Araguaína por ser a maior cidade do Tocantins às margens da rodovia”, informou.

 

De acordo com Mota, o público-alvo são os estudantes do 1º ao 5º ano, porque eles estão começando a adentrar no trânsito. “Tudo que caracteriza o trânsito, os componentes do trânsito, o pedestre, o condutor, o ciclista, enfim o passageiro, todos os cuidados que eles devem ter no trânsito para evitar acidentes ou causar acidentes estamos repassando. E também estamos mostrando todos os dispositivos que existem de segurança pra isso: semáforo, faixa de pedestre, todas as sinalizações”.

Publicado: Data: 02/06/2017 Autor:Ascom







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