NOTÍCIAS
Creche escola muda realidade de mais de 400 alunos em Araguaína

Aulas que eram realizadas em barracão coberto de palha agora são ministradas com estrutura de qualidade, salas climatizadas, carteiras e mesas adaptadas
Por: Gláucia Mendes
Foto: Marcos Filho
Com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e várias autoridades, moradores do Distrito Novo Horizonte receberam na manhã desta segunda-feira, 24, a primeira creche-escola de Araguaína. O Centro de Educação Infantil (CEI) José Xavier e a Escola Dom Cornélio Chizzini inaugurada hoje, já está em funcionamento, com 440 alunos.
Quem estudava na antiga escola do distrito comemora o desenvolvimento. “Tive dois filhos que estudaram na antiga escola, que funcionava em uma igreja. Tudo era muito precário, apenas três salas e a quadra, era um barracão coberto de palha. Agora tenho três netos que estão estudando aqui e isso muito me orgulha, quanto espaço e tudo tão lindo e novinho”, comentou a dona de casa Francisca Aparecida da Silva.
A professora Kátia Cilene Leite, que atua na profissão há 16 anos, trabalhou na antiga escola. “É uma grande conquista para comunidade e para nós que atuamos na sala de aula. Ficamos muito contentes de poder participar desse desenvolvimento, ver com nossos olhos como era antes e como é agora”, pontuou.
Transformação
Dimas destacou que a escola-creche seguiu critérios de construção de alto padrão classificados como Tipo B, pelo Ministério da Educação, e lembrou que todas as salas são climatizadas. “Crianças têm que ter vontade de ir pra escola. E um lugar agradável, onde se sentem acolhida, por professores e diretores faz toda a diferença”, frisou
Dimas acrescentou que a educação de qualidade é prioridade da gestão. “O nosso maior investimento é na educação e eu tenho convicção que crianças bem-educadas, orientadas dentro de padrões pedagógicos, vão propiciar um futuro melhor para nossa cidade, uma transformação real”, disse.
Novos horizontes
Presente no evento, a deputada estadual Luana Ribeiro lembrou que tão importante ver um filho estudando, vê-lo trabalhando e que no distrito deve haver também geração de renda para as famílias. “A semente está sendo lançada aqui hoje e com certeza dará muitos frutos, porque o que soma na sociedade é uma boa educação”, completou.
Dimas reforçou que a Assistência Social irá oferecer cursos profissionalizantes no local em horários que não haverá aula, qualificando a comunidade.
Homenagem
O deputado estadual Elenil da Penha lembrou que a escolha do nome foi muito acertada, visto que José Xavier foi um pioneiro do Distrito. “Ele deixou sua contribuição neste local. E eu que já fui cobrar de coletivo e passava por essa rota todos os dias, conheço a realidade desse povo tão sofrido. Todas as conquistas são merecidas, essa escola é referência e vou continuar lutando para que outras obras cheguem até aqui”, frisou.
Ainda participaram do evento o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira, o presidente da Câmara, Marcus Marcelo, vereadores, secretários e outras autoridades.
Estrutura
A creche-escola conta com salas amplas, carteiras e mesas adequadas para as crianças, refeitório, banheiros, brinquedos na área interna, almoxarifado, cozinha industrial, secretaria, sala de professores e área gramada externa. Na estrutura, as crianças contam ainda com 14 banheiros adaptados, com acessibilidade.
O Município atende 7.230 mil crianças em 30 creches e Dimas entregará, além de creches novas, a reconstrução de outras 24 unidades da Educação Infantil até o final de 2020.
Avanços na Educação
Em quatro anos, foram investidos mais de R$ 12,5 milhões na Educação de Araguaína entre recursos federais e municipais. Foram ampliadas e reformadas 18 unidades de ensino, cinco reconstruídas e sete novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência.
Todas as salas de aula da Rede Municipal urbana e rural contam com salas climatizadas.
Publicado: Data: 24/04/2017 Autor:Ascom