.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 27 De Novembro De 2021 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Chove rapido durante o dia e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 31 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Ronaldo destaca obras de infraestrutura e preservação de nascentes no Fórum das Águas

Publicado: Data: 11/10/2013 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

A criação de parques urbanos e o ordenamento do avanço da urbanização na cidade estão entre as prioridades da gestão no cuidado com os recursos hídricos

 

Durante a abertura do 2º Fórum Regional das Águas, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito Ronaldo Dimas falou dos investimentos que o município tem previsto para a área ambiental e as ações que já estão em andamento. Dimas citou as três áreas que foram declaradas de interesse público para a construção de parques urbanos; enfatizou o projeto da Via Lago e as obras de revitalização do trecho que passa pelo Lago Azul, a delimitação do crescimento urbano de Araguaína com o Anel Viário e o mapeamento de toda a cidade para obras futuras. “Tanto as ações diretamente de controle ambiental quanto as de infraestrutura vão priorizar a preservação dos nossos recursos naturais, em especial os córregos e nascentes”, comentou Ronaldo.

 

Desafios

 

“Todos conhecem as dificuldades que enfrentamos aqui. Somos uma cidade rica em água, há nascentes em todas as partes e não é difícil cuidar disso tudo. Contudo, precisamos muito do apoio e conscientização da população”, disse o prefeito no seu discurso de abertura.

Ronaldo enfatizou que, logo no início da gestão, três áreas da cidade foram declaradas de interesse público: a chamada “cabeceira” do Córrego Neblina, com área de aproximadamente 500 mil m², entre a Avenida Castelo Branco e o Setor Universitário; a região do Cimba, com cerca de 200 mil m², onde passa o Córrego Canindé; e uma área próximas à BR 153 onde será feito o Parque São Miguel. “Nestas localidades estão previstos parques urbanos com o intuito de preservar as principais nascentes da área urbana”, completou Ronaldo.

 

Lago e infraestrutura

 

Com relação ao lago, Ronaldo enfatizou que a atual situação propicia obras que, no futuro, revitalizarão a localidade e darão amplo acesso à população para usufruir do lago. “E o Ministério das Relações Institucionais já afirmou que vai viabilizar 12 milhões de reais para iniciar as obras da Via Lago”, ressaltou o prefeito.

Entre as ações diretas da Prefeitura, estão as fiscalizações que acontecem periodicamente nos imóveis no entorno do lago a fim de coibir o despejo indevido de resíduos e esgoto doméstico.

Já o Anel Viário também auxiliará na preservação de nascentes e córregos de Araguaína ao ordenar a ocupação urbana. “A cidade só poderá crescer dentro dos limites do anel viário. Vamos impedir o avanço desordenado de edificações. E a obra ainda auxiliará na fiscalização de todo o perímetro urbano da cidade”, acrescentou o prefeito.

Outro ponto importante citado por Ronaldo foi o cadastro multifinalitário, que está sendo estruturado pela Prefeitura com base no mapeamento de toda a cidade. Os dados coletados incluem fotos e imagens similares a uma radiografia do terreno da cidade. “Este banco de informações será completo e minucioso e dará suporte para qualquer tipo de obra na cidade. Apenas três ou quatro cidades no mundo possuem esse sistema”, salientou Dimas.

 

Fórum das Águas

 

Em sua décima edição, e segunda a nível regional, a Fórum das Águas é uma parceria do Grupo Jaime Câmara, Agência Tocantinense de Saneamento, Foz|Saneatins, Caixa Econômica Federal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Prefeitura de Araguaína. O evento propõe uma ampla discussão sobre o uso responsável dos recursos hídricos, garantindo acesso a toda população e buscando soluções para os problemas enfrentados no Estado. 

Crédito: Leila Mell / Ascom Prefeitura

Publicado: Data: 11/10/2013 Autor:Ascom







voltar