.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 07 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 36 ºC
prefeitura de araguaina

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura promove Curso de Jurados de Quadrilhas Juninas gratuito em Araguaína

Publicado: Data: 06/05/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

O curso acontece nesta quinta-feira, 5, e faz parte do calendário junino da cidade. Os participantes terão habilidade de julgar apresentações, dentro dos requisitos necessários para pontuações

Por Fernanda de Alcantara

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizará o Curso de Jurados de Quadrilhas Juninas gratuito. O evento, voltado para amantes de arte e cultura, acontecerá nesta quinta-feira, 5, no auditório da Prefeitura, no Centro, das 19 às 23 horas. Em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins (Fequajuto), o treinamento também selecionará os jurados do Festival de Quadrilhas Juninas São João do Cerrado 2016.  

A professora de literatura Odejane Figueira, que está há sete anos na Fequajuto, vai ministrar o Curso de Jurados. Ela conta que a capacitação vem de encontro à profissionalização das quadrilhas, que ficam cada vez mais competitivas e focadas nas apresentações. “É um trabalho social incrível, porque a gente acompanha a evolução dos grupos, as oportunidades que eles começam a ter de viajar, de se superarem, pra mim é incrível”, disse emocionada.

O figurino, o marcador, a animação, a coreografia e harmonia do grupo, o repertório musical, a evolução, o casal de noivos e o casal de reis são os requisitos que definem a pontuação das apresentações de dança. Segundo a professora, todos esses requisitos serão apresentados e discutidos durante o treinamento. “Dessa forma, os jurados terão um bom discernimento de júri e poderão avaliar com bom senso e de forma justa apresentações de dança das quadrilhas”, pontuou.  

Para o secretário executivo da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, o curso é importante para dar mais credibilidade ao Festival. “A cada ano buscamos acompanhar a evolução do concurso. Um júri capacitado tornará o evento mais atraente, as quadrilhas estarão mais atentas aos detalhes, e quem ganha é público”, apontou.

Fequajuto
Desde 2008, o principal objetivo da Fequajuto é fomentar as quadrilhas juninas, os eventos, organizar os quadrilheiros e realizar os cadastros. A federação ainda realiza trabalhos nas cidades de Manaus, Caldas Novas e Belém e no Estado de Roraima.

Calendário
O Curso de Jurados faz parte da programação junina em Araguaína, que teve início no dia 24 de abril com o ensaio aberto das quadrilhas. O próximo evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 6, com o Concurso Municipal Rainha Mirim de Araguaína, às 20 horas, no Parque Cimba. No dia 7 de maio, é a vez da escolha da rainha mirim estadual, também no parque, às 20 horas.

Ainda em maio, nos dias 14 e 15, será realizado o Concurso Estadual de Casal de Noivos e Casal de Reis do Tocantins, em Palmas. Já a escolha da Rainha do Arraial será em Araguaína, no dia 28 de maio, às 20 horas, no Parque Cimba.

O Festival de Quadrilhas Juninas São João do Cerrado 2016 também será no parque, pela primeira vez, nos dias 24, 25 e 26 de junho. Em julho, nos dias 2 e 3, acontecerá o Festival Estadual de Quadrilhas, com a participação das quadrilhas araguainenses.

Serviço
O quê: Curso de Jurados gratuito em Araguaína;
Quando: Dia 5 de maio, quinta-feira. Das 19 às 23 horas;
Onde: Auditório da Prefeitura, na Rua 25 de Dezembro, 52, no Centro;
Por que: Capacitar os amantes de arte e cultura para serem jurados de apresentações de quadrilha.

Resumo da programação

5 de maio (quinta-feira)
19 às 23h - Curso de Jurados (Auditório da Prefeitura);
6 de maio (sexta-feira)
20h - Concurso Municipal Rainha Mirim de Araguaína (Ginásio Bairro São João);

7 de maio (sábado)
20h - Concurso Estadual de Rainha Mirim do Tocantins (Ginásio Bairro São João);
14 e 15 de maio (sábado e domingo)
20h - Concurso Estadual de Casal de Noivos e Casal de Reis do Tocantins (Palmas);
28 de maio (sábado)
20h - Concurso Municipal Rainha do Arraial de Araguaína (Parque Cimba);
24, 25 e 26 de junho (sexta, sábado e domingo)
20h – Festival Municipal de Quadrilhas Juninas São João do Cerrado 2016 de Araguaína (Parque Cimba);
2 e 3 de julho (sábado e domingo)
20h - Festival Estadual de Quadrilhas do Tocantins (Palmas).

 

Publicado: Data: 06/05/2016 Autor:Ascom







voltar