Sexta-feira, 24 De Setembro De 2021 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde. a noite o tempo fica aberto. | Mínima: 23ºC | Máxima: 36 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site leilao de Imveis

Prefeitura de Araguaína intensifica limpeza de bueiros no período de chuvas

Publicado: Data: 18/12/2015 Autor: Ascom

Equipes de limpeza urbana estão nas ruas para limpeza, manutenção e retirada de lixos das bocas de lobo. Conscientização é importante

Por Gláucia Mendes
foto: Marcos Silva

Com o início das chuvas, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura, está intensificando o trabalho de limpeza, manutenção e retirada de lixos e materiais de construção das bocas de lobo. Equipes de limpeza urbana estão nas ruas para facilitar o escoamento da água fluvial e evitar alagamentos.

De acordo com o eletricista e encanador da Secretaria da Infraestrutura Raimundo Pereira Nonato, ainda há muitos bueiros entupidos na cidade. “O que ocasiona isso é normalmente a quantidade de lixo, por isso gostaríamos de pedir à população para colocar as sacolas somente nos dias de coleta. Se colocar antes e chover, a água leva o lixo para as bocas de lobo.”, orientou.

Em uma boca de lobo, localizada na Rua das Palmeiras, no Setor Araguaína Sul II, as equipes encontraram muito lixo, sacolas, copos plásticos e até brinquedos.

Período de chuva
Neste período chuvoso, a Prefeitura continuará atenta com equipes nas ruas. A população deve contribuir evitando jogar lixos nas ruas, ou entulhos em terrenos baldios. Com o acúmulo desses materiais todos podem ter prejuízos, como alagamentos de casas.

Materiais de construção colocados indevidamente nas calçadas também são responsáveis por entupimentos em bocas de lobo e bueiros. A Prefeitura orienta que, durante construções, o material deve ser armazenado em contêineres ou dentro das residências. “Caso o material seja armazenado indevidamente, a chuva o levará diretamente para as bocas de lobo e bueiros”, apontou Nonato.

Quem não armazenar corretamente o material de construção, o Código de Postura do Município nº 1.778/1997 prevê notificação e autuação em caso de reincidência.

A comerciante Luísa Pinho já passou por esse transtorno. “Muitas pessoas deixam o lixo nas ruas e quando a chuva vem entope os bueiros, o resultado é que a minha casa e de vizinhos fica alagada. Este ano, com a limpeza que está sendo realizada com certeza não vou passar por essas dificuldades”, contou.

Publicado: Data: 18/12/2015 Autor:Ascom