Domingo, 07 De Agosto De 2022 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 36 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site inscrição torneio de pesca garimpinho

Site leilao de Imveis

Prefeitura realiza 1º Concurso de Presépios Natalinos de Araguaína

Publicado: Data: 15/12/2015 Autor: Ascom

As inscrições vão até dia 15 de dezembro e os presépios ficarão montados na Vila de Natal até 24 de dezembro. O concurso faz parte da programação natalina

Por Gláucia Mendes

Resgatando a cultura popular do Natal, um dos símbolos mais especiais deste momento, o presépio natalino, que conta através de personagens a história do nascimento de Jesus Cristo, deve envolver a comunidade de Araguaína e região em um concurso. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, a novidade é para toda a comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 18 horas do dia 15 de dezembro.

De acordo com o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira, o intuito é valorizar o espírito natalino, as técnicas artesanais e artísticas da cidade e do Estado e incentivar a utilização de materiais e matérias-primas regionais e recicláveis.
“Todos os que moram no Tocantins podem participar e os presépios vão ser montados juntos com a decoração da Vila de Natal, na Praça Arnon Ferreira Leal, no Setor Noroeste”, explicou o secretário.

Os presépios devem ser montados dia 16 e ficarão expostos até a véspera de Natal, quando acontece a premiação em dinheiro para os cincos primeiros colocados, os outros participantes vão receber certificados.

Inscrições
O Natal é época de magia, cores e luzes e quem quiser participar desse momento que também é de religiosidade montando seu próprio presépio é só preencher o formulário de inscrições na Secretaria do Esporte Cultura e Lazer, à Rua 25 de Dezembro, no Centro, ou pelos telefones 3411 5612 e 9274 0305.

O regulamento pode ser encontrado no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br). O concurso tem o apoio da Associação dos Artesãos de Araguaína.

Presépio
O presépio deve ser montado com uma base em madeira mínimo de de 1 metro (comprimento) x 50 centímetros (largura) ou similares de 2 cm x 0,50 de altura. As figuras natalinas Menino Jesus, Virgem Maria, São José, Reis Magos, pastores, anjos e animais não podem faltar.

Critérios e julgamento

A equipe de jurados avaliará a criatividade de cada participante, observando os seguintes critérios: proporcionalidade e ocupação do espaço, materiais utilizados, apresentação e características do presépio.

Premiação
Serão distribuídos R$ 3 mil para os cinco primeiros lugares: R$ 1 mil para 1º lugar; R$ 800 para 2º lugar; 600 para 3º; R$ 400 para 4º e R$ 200 para 5º.

Programação de Natal 2015

19h – Cantata de Natal 600 vozes (estacionamento Atacadão).

Dias 16 de dezembro a 6 de janeiro

19 às 23 horas - Vila de Natal (Praça do Noroeste).

19h – Abertura oficial da Vila de Natal com a chegada do Papai Noel;
Mostra do 1º Concurso de Presépios Natalinos de Araguaína.

Dias 19 e 20

21h – Apresentações de bandas sacras temáticas.

Publicado: Data: 15/12/2015 Autor:Ascom