Sexta-feira, 06 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC

CRAS Itinerante realiza mais de mil atendimentos e distribui mais de 200 mudas de plantas

Publicado: Data: 15/05/2014 Autor: Ascom

A ação contou com o apoio de cinco Secretarias Municipais, além da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Instituto Damázio e Foto Souza.

A quarta-feira foi de ação social no Setor Nova Araguaína. O projeto CRAS Itinerante, desenvolvido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social realizou mais de mil atendimentos e distribuiu cerca de 200 mudas de plantas típicas do cerrado. Durante a primeira edição do projeto, a comunidade do setor pode participar de palestras, oficinas de cestaria com papel jornal, fazer as unhas, cortar o cabelo e receber pintura facial. No local também houve a emissão de Carteira de Identidade, emissão de Cartão do Idoso e atualização do CADÚnico. Foram disponibilizados à comunidade exames simples, como testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de cursos do Pronatec e orientações em relação à violência contra a criança e adolescente. O CRAS Itinerante contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Infraestrutura, Educação e Meio Ambiente, além do envolvimento da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Instituto Damázio e da Foto Souza.

Benefícios

Maria de Jesus Carvalho veio ver de perto os serviços oferecidos e fez o teste de glicemia. “Ações como essa na comunidade beneficiam nossa comunidade na área da saúde, pois nem sempre sabemos como anda a saúde da gente” disse a dona de casa.

O Instituto Damázio trouxe 15 alunos que cortaram cabelo e fizeram as unhas dos participantes da ação social realizada na Escola Municipal Manoel Lira. “É uma forma de responsabilidade social do instituto e além de ajudar o povo, os alunos praticam os conhecimentos adquirido em sala de aula”, lembrou a representante do Instituto, Antônia Ferreira.

E quem veio conferir o trabalho desse grupo de profissionais da beleza foi outra dona de casa. Francidalva Alves veio alisar o cabelo e fazer as unhas dos pés e das mãos. “Como a gente tem pouca condição e aqui é de graça, eu vim procurar os serviços para ficar mais bonita”, disse ela, que aprovou o serviço. Para o presidente do setor Nova Araguaína o CRAS Itinerante é uma oportunidade única. “A comunidade está feliz e de parabéns com essa ação”, afirmou José Reis.

Balanço

De acordo com a diretora de Proteção Básica da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, Valéria Domingues, mais de mil atendimentos foram realizados durante todo o dia do evento, ultrapassando a meta estipulada de apenas mil. No total, segundo ela, foram entregues cerca de 200 mudas de plantas nativas da região. “Como muitas pessoas não sabem o que é o CRAS, estamos aqui para divulgá-lo. A comunidade está gostando e é importante que tragamos o CRAS para perto, para dentro das comunidades afastadas” disse Valéria fazendo um balanço do evento. Segundo a diretora, novas edições do projeto devem ser realizadas até o final do ano. O próximo setor a receber o CRAS Itinerante será o Novo Horizonte, em Julho, seguido pelo Água Amarela e depois pelos Barros.

Crédito fotos: Leial Mel/Ascom Prefeitura

Publicado: Data: 15/05/2014 Autor:Ascom