.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 05 De Julho De 2020 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19



campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura de Araguaína recebe mais 16 ventiladores pulmonares e implantará UTI no Hospital de Campanha

Publicado: Data: 23/06/2020 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Equipamentos serão usados para ampliação de novos leitos ainda nesta semana. Desses, cinco fazem parte da abertura de unidade de terapia intensiva inédita na Saúde municipal

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína recebeu mais 16 ventiladores pulmonares na última sexta-feira, 19, e ampliará o atendimento no Hospital Municipal de Campanha (HMC) nesta semana. Desses equipamentos, 10 são adquiridos via Sistema Único de Saúde (SUS) e seis foram doados pelo empresário e suplente do Senado Ogari de Castro Pacheco, com articulação do senador Eduardo Gomes.
 
Os seis equipamentos doados por Pacheco são ideais para o tratamento de pacientes com sintomas moderados da doença, nível que já é atendido no HMC, e os outros 10 do SUS têm capacidade funcional para abertura da unidade de terapia intensiva (UTI).
 
A implantação da UTI para adultos em uma unidade municipal do Tocantins é inédita, sendo que Araguaína já possuiu leitos de UTI exclusivos para o tratamento de crianças com covid-19 no Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM).
 
Mais leitos
Os equipamentos adquiridos serão usados para ampliar o atendimento aos pacientes que são internados no HMC, com previsão para funcionamento de 15 novos leitos clínicos e cinco de UTI já nesta semana. A Secretaria Municipal da Saúde ainda instalará mais cinco leitos de UTI nas próximas semanas.
 
Araguaína é o único município do Tocantins a instalar leitos exclusivos para à pandemia e chegará a 40 leitos na HMC. Além desses, ainda tem mais 60 leitos planejados com a construção primeira etapa do prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado, até setembro.

Credibilidade
Desde o início das ações de combate ao novo coronavírus, a Prefeitura de Araguaína vem recebendo apoio de diversos parceiros.
 
Essa não foi a primeira doação de Pacheco, que já havia destinado outros quatro respiradores ao Município, também com articulação do senador do Tocantins Eduardo Gomes.
 
As prefeituras de Colinas, Goiatins, Campos Lindos e Wanderlândia viabilizaram o empréstimo de equipamentos para a implantação do Hospital Municipal de Campanha (HMC), além da destinação de recursos pelo senador Eduardo Gomes e deputado federal Tiago Dimas
 
Também para o HMC, a Prefeitura recebeu a colaboração do Grupo Nosso Lar, no valor de R$ 350 mil; doação de 10 respiradores pelo suplente de senador Ogari Pacheco; 100 camas clínicas do frigorífico JBS.
 
Para o atendimento nas unidades de referência aos pacientes com sintomas de covid-19, o Município recebeu testes rápidos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e eletrodomésticos para o Posto de Coleta doados pela empresa Minerva Foods; mais testes rápidos, EPIs, três monitores e uma unidade de aquecimento foram doados pela Gelnex.
 
O Ministério Público do Trabalho em Araguaína (MPT-TO) colaborou com a destinação de recurso à Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) para a aquisição de insumos para a fabricação de fraldas e 2.600 kits de higiene e limpeza para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade social e a Justiça Federal fez a doação de R$ 69,4 mil para a aquisição de insumos como máscaras, álcool em gel, luvas e medicamentos.

Publicado: Data: 23/06/2020 Autor:Ascom







voltar