Quarta-feira, 03 De Junho De 2020 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 21ºC | Máxima: 32 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   Site Covid-19

Termina dia 29 desconto de 20% para o pagamento do IPTU

Publicado: Data: 12/02/2020 Autor: Ascom

Contribuinte mantém o percentual de desconto mesmo se preferir parcelar o tributo municipal

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Termina no dia 29 de fevereiro o prazo para obter desconto de 20% no pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em Araguaína. A redução na base de cálculo do terreno é mantida mesmo se o contribuinte preferir parcelar o valor do tributo. Com o fim de fevereiro, março será a última chance para conseguir uma diminuição de valor. No próximo mês, o desconto cai para 10%.

As guias para pagamento podem ser emitidas via internet, no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br) ou retiradas na Secretaria Municipal da Fazenda, que é localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Além do atendimento na secretaria, perguntas e solicitações também podem ser feitas pelos WhatsApp institucionais: (63) 99935-7789 e 999579312.

Outros tributos
A contribuição da coleta de lixo, criada em 1991, também tem desconto para quem efetuar o pagamento à vista, com 10% até o dia 31 de março. Os contribuintes podem pagar o tributo parcelado em 10 vezes sem juros. O valor divido estará incluso nas contas de água e esgoto a partir de março, e segue mensalmente até dezembro.

Mudança de comportamento
Este é o terceiro ano que a Prefeitura de Araguaína adota o sistema de pagamento com maior desconto para quem antecipa o débito. Quem realizou a quitação no primeiro mês do ano garantiu um desconto de 45% do IPTU, sendo 35% pelo pagamento em janeiro e mais 10% por efetuar à vista. E ainda poderia somar mais 10% em caso de adimplência com o tributo em 2019.

Para secretário da Fazenda, Fabiano Souza, o desconto e as melhorarias vistas no Município estão incentivando o contribuinte araguainense a manter o tributo em dia. “A melhoria da cidade faz com o morador entenda a necessidade das obrigações tributárias e até melhora a autoestima como cidadão. É uma mudança de concepção”, afirmou.

Investimentos
Araguaína segue com grande evolução em obras e qualidade de vida dos araguainenses com os investimentos feitos com contrapartidas a partir das contribuições municipais.

O ano de 2019 foi concluído e com ele finalizada mais uma etapa importante de desenvolvimento do Município, com a implantação de 300 km de drenagem, 500 km de asfalto novo e construção de mais de 6 mil novas casas.

Na Saúde, destaque para a construção de mais unidades básicas de saúde, UTI Pediátrica, o Centro de Especialidades em Reabilitação, o centro de tratamento para dependentes químicos, entre outros avanços em diversas áreas.

Publicado: Data: 12/02/2020 Autor:Ascom