.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 10 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Chove rapido durante o dia e a noite. | Mínima: 21ºC | Máxima: 30 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Dimas recebe especialistas em segurança pública da Comunitas

Publicado: Data: 28/11/2019 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

A parceria com a instituição civil está contribuindo para a elaboração do sistema de segurança em Araguaína

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu em seu gabinete, nessa quarta-feira, 27, especialistas que já estão contribuindo para elaboração de um sistema de segurança pública na cidade. A ação faz parte do convênio firmado com a Organização da Sociedade Civil Brasileira Comunitas, por meio do Programa Juntos.
 
Segundo Dimas, a reunião é o início do trabalho para construção de um plano de segurança para a cidade. “A gente vai buscar a construção desse sistema com participação da sociedade, das polícias, das instituições, escolas municipais e estaduais, ou seja, é algo que precisa envolver todos para que tenhamos sucesso. Focando naquilo que mais preocupa”, sinalizou.
 
Sistemas de segurança 
Os primeiros esforços serão para instalação da Guarda Municipal, instruindo na criação de um estatuto para a academia, direcionando os investimentos e a supervisão do concurso público para a nova instituição. Também haverá análise do projeto do sistema de videomonitoramento, que atualmente faz parte do Projeto Araguaína Conectada.
 
Para o consultor Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura, uma das alternativas é a instalação de sistema de cercamento eletrônico com câmeras de segurança. O monitoramento identifica irregularidades de veículos usando a tecnologia e alerta os órgãos de policiamento de maneira integrada.
 
“Provoca uma queda em roubo de carro, roubo a residência, e conforme as polícias vão aprendendo usar, é possível diminuir de 30 a até 40% os crimes, usando estas ferramentas. Mas é uma ferramenta dentro de um Plano de Segurança Pública, não é só uma tecnologia”, explicou o especialista.
 
Melhoria dos serviços públicos
A parceria com a Comunitas começou em agosto deste ano. A instituição tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços públicos no município. Por meio do Programa Juntos, serão desenvolvidos na cidade projetos que buscam o equilíbrio sustentável das contas, além de ações estratégicas nas áreas de saneamento básico e segurança pública.
 
Guarda Municipal
O projeto de implantação da Guarda Municipal (GM) de Araguaína tem execução prevista já para 2020. Realizado com recurso na ordem de R$ 17,5 milhões, destinados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de emenda do deputado federal Tiago Dimas (SD), o projeto contempla a construção da nova sede da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), no antigo Tiro de Guerra.
 
No local ficarão também o Centro de Controle Operacional e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além disso, o recurso viabilizará a aquisição de equipamentos necessários para sua implantação, como viaturas, armamento e coletes.

Publicado: Data: 28/11/2019 Autor:Ascom







voltar