Sábado, 14 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC

Crianças com deficiência têm semana especial de matrículas em Araguaína

Publicado: Data: 27/11/2019 Autor: Ascom

Prefeitura prioriza alunos atendidos pela Educação Especial e antecipa matrículas  para o ano letivo de 2020. Pais serão os primeiros a garantir a vaga dos filhos de 2 a 6 de dezembro, nas escolas e creches municipais

Por Marcelo Martin | Foto: Marcos Sandes/Ascom

Alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação já poderão se matricular para o próximo ano letivo, da segunda-feira, 2, até a sexta-feira, 6. A Prefeitura de Araguaína está antecipando o período de matrícula especialmente para o grupo de alunos público-alvo do Ensino Especial com o objetivo de facilitar o acesso à escola e também melhorar o planejamento da Rede Municipal de Ensino.

As secretarias das escolas e creches municipais estarão recebendo as matrículas das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A ação não impedirá que, em qualquer tempo, a matrícula será garantida aos alunos com deficiência. Atualmente, a Secretaria da Educação tem mais de 600 crianças atendidas com esses critérios.

Qualidade no atendimento
Segundo a diretora municipal da Educação Especial, Ana Paula Sousa de Oliveira, a prioridade é importante para o acesso com qualidade do aluno com deficiência à escola. “Eles vão poder optar pela instituição mais próxima de casa e horário melhor. Com a escolha, escola vai se organizar para atender o aluno”, explicou.

Organização
A Rede Municipal de Ensino de Araguaína hoje conta com mais de 230 auxiliares que atendem os estudantes em sala de aula comum. Esse atendimento é voltado aos alunos com dificuldades de locomoção, higiene pessoal, alimentação ou comunicação. Com a matrícula antecipada, a organização desses serviços será melhor aplicada.

Mais matrículas
Para os alunos do ensino regular, as renovações de matrículas para os veteranos terão início no dia 9 e irão até o dia 20 de dezembro. Já para os novatos, as matrículas serão de 6 a 17 de janeiro de 2020.

Documentação
Confira a lista de documentos exigida para matrículas no Ensino Especial e regular em cada modalidade:
Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;
Atestado ou Carteira de Saúde em que conste que a criança está em dia com a vacinação;
Comprovante de residência;
Declaração de trabalho dos pais ou responsável;
Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);
1 Foto 3x4.
Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);
Declaração e/ou Histórico Escolar;
1 (uma) foto 3x4;
Cópia dos documentos dos pais ou Responsáveis;
Cópia do NIS do aluno;
Cópia do cartão SUS.