.: Prefeitura De Araguaina :.
Sábado, 14 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Crianças e comunidade têm aula de canoagem na Via Lago

Publicado: Data: 27/11/2019 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

120 alunos já participaram das clínicas de introdução ao esporte, promovidas pela Prefeitura e orientadas pela Federação Tocantinense de Canoagem. Aulas vão até a próxima quinta-feira, 28

Por Adriana Santana - Foto: Marcos Sandes/Ascom

Com o objetivo de apresentar a modalidade esportiva e oportunizar o acesso de forma prática, a Prefeitura de Araguaína promove clínicas de vivências de introdução a canoagem na Via Lago. Desde a última segunda-feira, 25, 120 alunos de escolas da Rede Municipal de ensino tiveram acesso a técnicas básicas do esporte. As clínicas com a comunidade vão até a próxima quinta-feira, 28.

De acordo com o secretário executivo da Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, as clínicas já são uma prévia do que serão as aulas de canoagem. O projeto do município que deve ser lançado durante o Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade, que será realizado em Araguaína, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. 

“Pretendemos iniciar as aulas de canoagem no próximo ano e já decidimos iniciar o contato dessas crianças com o esporte. A aceitação foi muito positiva, as crianças que participaram das clinicas mostraram muito interesse pela canoagem”, destacou o secretário.

Orientações
As instruções são dadas pelo presidente da Federação Tocantinense de Canoagem, Ton Fernandes, que leva orientações iniciais, como: cuidados com a segurança e a forma correta do uso do colete salva vidas, orientação de primeiros socorros, identificação dos tipos de embarcações e as técnicas fundamentais da canoagem.

“Aqui apresentamos as informações básicas a principiantes, trabalhando a noção de lateralidade, coordenação motora e o trabalho em equipe. Durante as aulas é possível até mesmo identificar deficiências presentes nas crianças que, muitas vezes, são desconhecidas, a exemplo da dificuldade com a coordenação motora e cognitiva”, explicou Ton Fernandes.

Esporte e diversão
Para a Maria Vitória Santos, 10 anos, a experiência de usar um caiaque e ainda sozinha foi uma mistura de tensão e diversão. “Eu já tinha andado de barco com minha mãe, não de caiaque, estou um pouco nervosa, mas, sei que vou me divertir muito porque amo rio”, disse a estudante.

O Keven Júnior, 11 anos, já tem experiência com a prática de remo, como o pai é pescador, sempre está junto com ele nas pescarias. “Gostei muito das aulas e já estou pensando em seguir no esporte, ficar mais prático e até ser um atleta desse esporte”, destacou Keven.

Inscrições Desafio de Canoagem
Seguem abertas as inscrições para etapa do Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade. Os atletas podem se inscrever até às 18 horas do dia 28. Esta será a primeira vez que a cidade recebe uma prova de canoagem a nível nacional e internacional. As raias já estão montadas no Lago Azul.

O desafio é uma realização da Prefeitura de Araguaína com a Federação Tocantinense de Canoagem (Fetocan), sob a supervisão da CBCa e apoio da BRK Ambiental
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br/canoagem). Na modalidade de 5 mil metros, a participação é aberta a atletas profissionais e amadores. Nos 500 metros, só serão aceitas as inscrições de atletas oficiais, com as respectivas comprovações e documentos exigidos no regulamento.

As instruções são dadas pelo presidente da Federação Tocantinense de Canoagem, Ton Fernandes, que leva orientações iniciais, como: cuidados com a segurança e a forma correta do uso do colete salva vidas, orientação de primeiros socorros, identificação dos tipos de embarcações e as técnicas fundamentais da canoagem

Publicado: Data: 27/11/2019 Autor:Ascom







voltar