Terça-feira, 19 De Novembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 31 ºC

Hospital Municipal segue realizando cirurgias cardíacas infantis em Araguaína

Publicado: Data: 06/11/2019 Autor: Ascom

Desde o fim de setembro, até agora, quatro cirurgias foram feitas, os procedimentos representam um marco no tratamento de cardiopatias infantis no Estado

Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes/ASCOM

As cirurgias cardíacas e o tratamento de cardiopatias infantis seguem sendo realizados no Hospital Municipal Doutor Eduardo Medrado, em Araguaína. Depois de um ano e seis meses de espera, a pequena Maria Luiza de dois anos, que mora em Guaraí, foi a quarta criança a passar pelo processo cirúrgico no último dia 21.

No caso da menina, a cirurgia foi para a correção de uma abertura na parede que separa o ventrículo direito e ventrículo esquerdo, chamada de Comunicação Interventricular (CIV), o que prejudica o desenvolvimento da criança.

Para a mãe da menina, Tâmara Reis dos Santos, o sentimento é de alívio e alegria depois de tanto tempo de espera. “Estava aguardando uma vaga em São Paulo, mas graças a Deus conseguimos aqui em Araguaína, mais perto de casa e com toda a atenção que precisamos”, disse a dona de casa.

A equipe foi comandada pelo cardiologista Artur Henrique de Souza, cirurgião cardiovascular pediátrico. O procedimento durou aproximadamente quatro horas, a expectativa é de que sejam realizadas uma média de duas cirurgias desses procedimentos por mês.

Referência no Tocantins

As cirurgias já realizadas são um passo inicial de um projeto amplo de diagnósticos e tratamentos para cardiopatias congênitas no Tocantins, envolvendo cirurgias abertas, tratamentos minimamente invasivos (hemodinâmica) e acompanhamento clínico com profissionais capacitados e conectados com auxílio de tecnologia de ponta e coloca Araguaína como referência em cirurgia cardiopediátrica da região.

Os procedimentos são viabilizados por meio de um Termo de Cooperação firmado entre Estado e Município.

Publicado: Data: 06/11/2019 Autor:Ascom