Sexta-feira, 06 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC

Crianças de escola municipal realizam simulado da Prova Brasil pelo celular

Publicado: Data: 10/10/2019 Autor: Ascom

Equipe pedagógica resolveu inovar e apostou na afinidade dos alunos com o aparelho. 160 estudantes fizeram o simulado online

Por Mara Santos | Foto: Marcos Sandes/Ascom

A equipe pedagógica da Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá resolveu inovar apostando na utilização do aparelho celular como ferramenta de aprendizagem. Na última quarta-feira, 9, os alunos das turmas de 5° ano realizaram o simulado das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a antiga Prova Brasil, na telinha do aparelho com o qual possuem tanta afinidade.

A metodologia foi bem recebida pelos alunos, como a Gabriele Roseira, de 10 anos, que afirmou que usa bastante o aparelho celular e achou interessante fazer o simulado na telinha. “É bem melhor do que fazer prova no papel”, declarou Abgail Ferreira, de 11 anos.

A ferramenta otimiza o tempo de correção dos simulados e possibilita um diagnóstico mais preciso sobre os conteúdos que estão sendo aprendidos com maior ou menor facilidade pelos alunos.

Acesso disponível
A escola conta com três turmas do 5° ano nos turnos matutino e vespertino e mais quatro turmas à noite, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 160 alunos. “O celular já faz parte do dia a dia deles, quase todos possuem o aparelho. Neste sistema, eles fazem a avaliação, enviam o formulário respondido e recebem imediatamente o resultado”, comentou a coordenadora pedagógica, Suely Batista.

As crianças que não possuem aparelho celular puderam fazer o simulado na sala de informática da escola. “Outra vantagem da prova no celular é que eles poderão ter acesso ao simulado sempre que quiser, facilitando o estudo em casa”, ressaltou o diretor da unidade, Honorato Ribeiro da Silva.

Publicado: Data: 10/10/2019 Autor:Ascom