Segunda-feira, 19 De Agosto De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 21ºC | Máxima: 36 ºC

Seminário orientará empresas sobre descarte de óleo e peças contaminadas

Publicado: Data: 09/08/2019 Autor: Ascom

O evento da Prefeitura deve contar com aproximadamente 500 empresas e prestadores de serviços no ramo de oficinas, lava jatos, postos e retíficas

Por Marcelo Martin | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

Representantes de oficinas, lava jatos, postos de combustíveis, retificas e geradores de resíduos contaminados estão sendo convocados a participar de um seminário sobre o descarte correto do óleo lubrificante e peças contaminadas. Também será abordado o Licenciamento Ambiental dessas atividades. O evento da Prefeitura de Araguaína será realizado no auditório do Unitpac, às 15h30, da próxima quarta-feira, 14. O objetivo é orientar os empresários para se ajustarem às leis de sustentabilidade.

O seminário terá apresentações dos técnicos municipais do Meio Ambiente, Defesa Civil e Departamento de Postura e Edificações (Depume) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Estado do Tocantins (Sincopeças) e Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos, Máquinas, Aeronaves e Acessórios do Estado do Tocantins (Sindirepa).

Após as palestras, que devem durar duas horas, o espaço será aberto para dúvidas e sugestões dos participantes. Até o momento, já foram notificadas cerca de 260 empresas do nicho que atuam nos bairros. Até esta sexta-feira, 9, as convocações serão entregues aos demais empreendimentos localizados nos setores mais próximos ao Centro. A expectativa é de que 500 pessoas participem do seminário.

Descarte irregular é crime
Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Orialle Barbosa, o seminário abordará desde o armazenamento do óleo usado até seu destino final. “É importante lembrar que a coleta de lixo urbana não recolhe esse tipo de resíduo. É preciso contratar uma empresa especializada para recolher e reciclar esse óleo”, explicou.

Ainda de acordo com Barbosa, a cada 10 denúncias recebidas pela Secretaria, duas são sobre descarte irregular de resíduos oleosos ou contaminados pelo mesmo. “Isso causa a poluição do solo e do ar, com contaminação do lençol freático, proliferação de vetores da doença, mal cheiro, entre outros. Pode ser entendido como crime ambiental e gerar multa de até R$ 10 mil”, afirmou.

Araguaína + Ambiente
Este será o segundo seminário dedicado às empresas geradoras de resíduos em Araguaína. O primeiro, em maio, foi com representantes de serviços de saúde, como farmácias e clínicas. Além destes, outros dois serão realizados para abordar os temas Produtos Agropecuários e Agenda 21.

Os eventos fazem parte do Programa Araguaína + Ambiente, que incentiva boas práticas que podem melhorar a qualidade de vida da população, por meio da conscientização sobre o papel ativo na sustentabilidade, usando atividades educativas.

Publicado: Data: 09/08/2019 Autor:Ascom