.: Prefeitura De Araguaina :.
Terça-feira, 16 De Julho De 2019 |    CLIMA: Sol o dia todo sem nuvens no cau. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. | Mínima: 19ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Arranca Toco disputará Nacional de Quadrilhas após conquista do campeonato estadual

Publicado: Data: 03/07/2019 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Abordando o drama dos refugiados, a junina araguainense se tornou a primeira do interior do Estado a vencer o Campeonato Tocantinense de Quadrilhas

Por Mara Santos | Foto: Marcos Sandes 

A junina araguainense Arranca Toco conquistou, no último domingo, 30, o título do 11° Campeonato Tocantinense de Quadrilhas Juninas. A competição foi realizada em Palmas e contou com a participação de oito juninas, representando Palmas, Monte do Carmo, Tocantinópolis e Araguaína.

Com a vitória, a junina garantiu vaga na 15ª edição do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, promovido pela Confederação Brasileira de Entidades Juninas (CONFEBRAQ), que será realizado em Brasília (DF), nos dias 27 e 28 de julho, com participação de pelo menos 17 estados.

Drama e esperança

Com o tema “Refugiados – a saga de um povo que deseja voar”, a Arranca Toco expôs ao público o drama dos refugiados e propôs uma reflexão aprofundada sobre o ser humano. “A quadrilha é dividida em dois blocos: os imperianos, que representam a força opressora; e os refugiados, que representam todos aqueles que têm coragem de partir em busca de dias melhores”, explicou o autor do texto e diretor cênico Luiz Navarro.

Arranca Toco
Criada em 1992, a junina é uma das mais tradicionais de Araguaína, trazendo inovação a cada ano. Com o número atual de 28 casais, mais corpo técnico, a junina já conta com 12 títulos municipais no São João do Cerrado. Foi campeã no Arraiá da Alegria 2015, em Tocantinópolis; e vice-campeã do Arraiá Brasil 2017, em Brasília.

Apoio à cultura

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promove ações que estimulam a valorização e preservação da cultura local, dentre elas o movimento junino. Cada junina participante do São João do Cerrado receberá neste ano ajuda de custo no valor de R$ 15 mil, além de concorrer à premiação do torneio, com total de R$ 10 mil distribuídos entre as três primeiras colocadas.  

Com um calendário de eventos iniciado ainda no mês de abril, as juninas seguem realizando apresentações até este mês de julho, estando entre as atrações do Festival Araguaína Mais Verão.

Publicado: Data: 03/07/2019 Autor:Ascom







voltar