Quinta-feira, 27 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 35 ºC

Prefeitura incentiva produção de frutas na Semana Tecnológica da Expoara

Publicado: Data: 11/06/2019 Autor: Ascom

Técnicos do Município instruíram produtores rurais e acadêmicos a respeito da fruticultura, suas boas práticas de higiene e como registrar alimentos para venda

Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
A fruticultura foi o tema escolhido pela Prefeitura de Araguaína para palestras na 14ª Semana Tecnológica da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara). Nas instruções, foram abordados com os agricultores e acadêmicos desde o plantio até o registro do alimento para sua venda com o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

A abertura oficial do evento de inovação e tecnologia no campo foi realizada ontem, 10, e contou com representantes da organização formada pelo Município, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Sindicato Rural de Araguaína (SRA).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola, o evento é importante para ensinar ao agricultor técnicas como a irrigação, que propiciam a cultura de frutas demandas pelo mercado araguainense. “O coco é um exemplo pois temos duas fábricas de água de coco. Por isso, temos que preconizar o surgimento de plantios pelo ensino do uso da tecnologia”.

Instrução
A Prefeitura foi responsável pela apresentação da fruticultura do Maracujá, Limão, Coco, Cacau e Cupuaçu. Também dos aspectos da Doença de Chagas, explicando sobre a higienização dos alimentos para evitar a contaminação com as vezes do bicho barbeiro. Ainda foram informados sobre a aquisição do SIM e produtos da roça.

Para o diretor de Agricultura da Secretaria do Meio Ambiente, Mário Augusto Vitória, os temas escolhidos ajudam o produtor a ter noção de como começar a cultivar as frutas. “Nós falamos da época de plantio e colheita, produção da muda, doenças que podem aparecer, quanto custa produzir, margem de lucro e tudo mais que é preciso saber para dar início ao plantio”.

O conteúdo foi aprovado pelo agricultor Cleomar Szekut, 42 anos, que cultiva milho verde, melancia, limão, mexerica ponkan e planeja iniciar o plantio de laranja, usando irrigação. “Assessoria técnica para o produtor rural é o que está faltando na região. Tem muito produtor que tem vontade de fazer, mas se perder no meio do caminho, fazendo investimos errados e perde dinheiro”, comentou.

Organização e apoio técnico
Apresentado na edição do ano passado, o Programa de Sustentabilidade e Agronegócio de Araguaína e Região (Proagrara) foi incluso dentro dos temas palestrados. Ele é um suporte técnico para que os produtores planejem suas atividades a curto, médio e longo prazo. Contribuindo também organização em núcleos nas comunidades rurais.

“O produtor precisa ter os três ciclos em consórcio, mantendo a rentabilidade da propriedade e planejando o futuro. A cultura do cacau e cupuaçu, por exemplo, pode ser usada em consórcio com a banana, sendo um ganho de prazo mais longo, uma aposentadoria para o agricultor”, explica o diretor de Agricultura.

Mais informações
A Prefeitura ainda disponibiliza na Expoara 2019 um estande sobre o Programa Investe Araguaína. O objetivo é mostrar para o empresário o programa e divulgar as ações que o Município vem desenvolvendo na captação de recursos e investimentos na cidade.

Publicado: Data: 11/06/2019 Autor:Ascom