Quinta-feira, 12 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 32 ºC

Mais de 23 mil alunos da Rede Municipal retornam às aulas nesta segunda-feira

Publicado: Data: 01/02/2019 Autor: Ascom

Este ano, a oferta de vagas superou a do ano passado, com 4 mil matrículas a mais. Ainda há uma média de 1.500 disponíveis nas escolas e creches

Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Filho Sandes

Tudo pronto para o retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino de Araguaína. Escolas e professores preparados para receber os 23.500 alunos matriculados para o ano letivo que se inicia. O pontapé inicial das atividades será marcado por atividades educativas e culturais na recepção dos alunos em todas as 79 unidades de ensino.

Na Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, localizada à Rua das Orquídeas, no Setor Jardim das Flores, os alunos iniciam o ano escolar em ambiente novo, totalmente reformado, proporcionando maior conforto e qualidade de ensino. Além disso, a recepção dos estudantes e a aula inaugural na unidade contará com momentos de entretenimento, rodas de conversa, contação de histórias e várias atividades recreativas, a partir das 7h30.

“A volta às aulas é sempre um momento diferente. Nossos alunos serão recebidos com muito amor e terão uma apresentação do que eles vão vivenciar durante o ano todo. É nesse momento que os alunos conhecerão a sala onde vão estudar e os professores, fazem novos amigos e já se familiarizam com o ambiente renovado”, destacou o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira.

Mais vagas

Ainda de acordo com o secretário, a expectativa para 2019 são positivas. O Município aumentou o número de vagas ofertadas, resultado do planejamento para atender o crescimento de Araguaína.

Para este ano, foram disponibilizadas 4.081 novas vagas, sendo 1.826 para a Educação Infantil, 1.628 no Fundamental e ainda 627 para a Modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Secretaria da Educação, ainda há 1.500 vagas em unidades de ensino da rede.

“A esperança é de um ano muito bom, principalmente, em relação aos novos alunos. Araguaína segue ampliando a quantidade de estudantes. Chegamos a 23,5 mil, além disso, esse ano também é muito importante porque teremos a Prova Brasil”, destacou Jocirley.

Novas unidades

A Rede Municipal possui 31 creches e 35 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na zona rural.  Desde o início da gestão Dimas, foram ampliadas e reformadas 19 unidades de ensino, seis reconstruídas e 13 novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula das escolas e creches urbanas e rurais são climatizadas com ar-condicionado.

Até o final 2019, deve ser entregue a nova unidade de ensino do Setor São Miguel.

Qualidade no ensino

Em 2018, a Educação de Araguaína alcançou metas importantes e de grande relevância dentro do processo de ensino-aprendizagem. Uma delas foi a superação da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Araguaína teve média de 5,9 pontos na formação das séries iniciais (4º e 5º ano), ultrapassando os 5,8 pontos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Publicado: Data: 01/02/2019 Autor:Ascom