Quarta-feira, 11 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 32 ºC

Novo Fórum é inaugurado em Araguaína

Publicado: Data: 15/12/2018 Autor: Ascom

Edificação centraliza as varas e juizados em um único lugar; o prefeito Ronaldo Dimas participou da solenidade de inauguração nesta sexta-feira

Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes

Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 14, o novo Fórum da Comarca de Araguaína, que abrigará todas as varas e juizados locais em um único lugar, atendendo, além da população araguainense, os moradores de Aragominas, Araguanã, Carmolândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia.

O prefeito Ronaldo Dimas participou da inauguração e destacou o sucesso das parcerias firmadas entre Executivo e Judiciário em benefício da população araguainense, como a Central de Execução Fiscal, o Núcleo de Apoio Técnico da Saúde (NAT) e o Mutirão de Negociação Fiscal. “E agora, de casa nova, eu tenho convicção de que essas parcerias se ampliarão e ficarão ainda mais sólidas”, apontou.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier; a diretora do Foro, juíza Lílian Bessa Olinto; o governador Mauro Carlesse; a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro; procurador-geral de Justiça do Estado, José Omar de Almeida Júnior; defensor público geral do Tocantins, Murilo da Costa Machado; entre outras autoridades estaduais e municipais.

Novas instalações
O novo fórum, que recebeu o nome do juiz José Aluísio da Silva Luz, conta com quatro pavimentos, totalizando uma área construída de 10.596,58 m². Com investimento na ordem de R$ 33,9 milhões, o local conta com biblioteca, espaço saúde, espaço para bancos, restaurante e lanchonete, espaço de convivência, cartórios, auditório para 331 pessoas, salão do Tribunal do Júri com 292 lugares; e estacionamento com 174 vagas.

Nas novas instalações ficarão abrigadas as 11 varas e três juizados, que funcionavam em cinco prédios em diferentes regiões da cidade. “A divisão trouxe empecilhos, provocou entraves nas audiências. O novo prédio representa o compromisso do Tribunal de Justiça em oferecer um melhor serviço à comunidade”, comentou a diretora do fórum, juíza Lilian Bessa Olinto.

Cidade em transformação
A nova estrutura do judiciário vem de encontro a uma cidade em constante evolução. Se há alguns anos, Araguaína era conhecida como a Capital do Boi Gordo, devido sua economia estar vinculada à pecuária, hoje, com o desenvolvimento e o fortalecimento dos outros setores, pode-se afirmar que a cidade é a Capital Econômica do Tocantins e celeiro de oportunidades.

O Município conta hoje com infraestrutura, localização estratégica, economia forte e é referência na Educação e Saúde. Empresas de ramos diferentes se instalam, abrindo novas vagas de empregos, gerando renda e oferecendo diversos serviços para a população que mora na cidade e região. Franquias da cidade vêm se expandindo e variados ramos de negócios se instalam em Araguaína com o objetivo de investir na região, gerando emprego, renda e trazendo inovações para diversas áreas.

Nos últimos cinco anos, a infraestrutura da cidade tomou um novo rumo, com ações planejadas e investimentos que trouxeram uma nova cara para o Município. Houve investimento em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 300 km, implantação de ciclovia, sinalização, além da reorganização do tráfego, com a modificação do sentido de algumas ruas e avenidas.

Publicado: Data: 15/12/2018 Autor:Ascom