.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 12 De Dezembro De 2018 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 23ºC | Máxima: 34 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Ouvidia da Saúde 0800 646 8546

campanhas





NOTÍCIAS

Crianças de casa de acolhimento ganham biblioteca com mais de mil livros

Publicado: Data: 03/12/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

“Esse lugar é apaixonante”, disse a T.B.S., de 12 anos, durante inauguração do novo espaço de leitura no último sábado, 1º; frutos de doações, livros e brinquedos foram recebidos com emoção pelos acolhidos


Por Thatiane Cunha | Fotos: Marcos Filho Sandes



"O Inverno das Fadas”, de Carolina Munhoz, foi o livro escolhido pela menina T.B.S., de 12 anos, para iniciar sua nova fase: leitora. Assim como os mais de 40 crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório, ela estava apaixonada pela biblioteca inaugurada no local no último sábado, 1º. Frutos de uma campanha de doações, mais de mil livros compõem o novo espaço, que conta ainda com uma brinquedoteca.

“Esse lugar é apaixonante. Eu não vou parar até ler toda a história e vou ler outras que também acredito que vou gostar”, disse emocionada T.B.S., que não tirava a obra das mãos. Para a coordenadora da casa, Beth Milhomem, a biblioteca vai fazer com que meninos e meninas, que aguardam o retorno para suas casas em segurança ou pela adoção, esqueçam os traumas por que passaram.

“São livros selecionados, para crianças de várias idades, e isso foi pensado justamente para atender nossos pequenos. O novo espaço na casa vai fazer com que sonhem e também melhorem o aprendizado. Elas estão apaixonadas”, completou a coordenadora.

Campanha 
A inauguração do espaço foi realizada pela parceria entre Prefeitura de Araguaína e Centro Universitário Unitpac, por meio do Projeto Academia Itinerante. Durante quase um mês, os livros novos e usados, móveis e brinquedos foram arrecadados junto a empresas e população.

“O interesse em ajudar foi impressionante. Não precisava pedir tanto, porque a vontade de ajudar vinha espontaneamente. Isso tudo me enriqueceu muito e valeu a pena, sem dúvida alguma”, afirmou o estudante Anderson Rodrigues, que fez parte da organização da campanha.

Ainda pode doar
O professor idealizador do projeto, Ítalo Danyel Amorim, explicou que a biblioteca precisa ser renovada e as doações são contínuas. “As pessoas podem doar livros e brinquedos durante todo o ano, pois as obras precisam ser atualizadas para que a biblioteca seja sempre uma novidade para essas crianças”.

Quem tiver livros em casa para doações ou quiser contribuir com o projeto, pode fazer sem sair de casa. Basta ligar ou mandar uma mensagem no WhatsApp pelos telefones (63) 98453 5795, 99237 2543 e 99943 3132.

Acolhimento
Com sede própria desde julho, a Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório abriga atualmente 26 meninas e 14 meninos, entre zero e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. Mantida pela Prefeitura de Araguaína, a casa foi pensada no conforto e bem-estar das crianças que passarem pela unidade, que fica próximo à Via Lago.
 
Muitas dessas crianças e adolescentes estavam expostas às drogas, ao abandono pelos pais biológicos ou responsáveis, maus tratos, violência doméstica, abuso físico e sexual, negligência, dentre outros fatores que as colocavam em risco de morte.

Empresas do bem
Ao todo, 13 empresas contribuíram com a implantação da biblioteca na Casa Ana Caroline Tenório: Tecidos & Enxovais, Dismacon, 7 Turismo, Só Piscinas, Rancho Mineiro, Cara de Criança, Papelaria Central, Radikal Surf, MD Construtora, Casa Natural, TGR Turismo, Nosso Lar e Armazém Paraíba.

Publicado: Data: 03/12/2018 Autor:Ascom







voltar