Quarta-feira, 11 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 32 ºC

Surpresa e emoção marcam premiação do Dia Municipal do Respeito ao Contribuinte

Publicado: Data: 28/09/2018 Autor: Ascom

Foram mais de 20 premiados em 16 categorias, que receberam troféu de reconhecimento pela regularização de tributos e contribuição para benfeitorias na cidade

Por Adriana Santana | Foto: Joselita Matos

A solenidade de homenagem ao Dia Municipal do Respeito ao Contribuído foi realizada na noite de ontem, 27, no Espaço Nacional Eventos.  Homenageados, familiares e autoridades municipais estiveram presentes.

Na abertura do evento, o secretário municipal da Fazenda, Fabiano de Souza, falou sobre o objetivo da Lei Municipal nº 2.978/15, sancionada pelo prefeito Ronaldo Dimas, que motivou a realização do evento, além de apresentar dados da arrecadação com impostos, bem como sua aplicação no Município.

“Um momento de mostrar à população que cobramos, mas reconhecemos o esforço daqueles que cumprem suas obrigações, também a oportunidade de mostrar a destinação do dinheiro arrecadado. Os gráficos apresentados aqui relatam a aplicação de cada imposto e os resultados que tem sido destaque, inclusive com várias premiações, de excelência na administração municipal”, destacou o secretário ao finalizar sua palestra.

As categorias da premiação foram: contribuintes destaque na arrecadação de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN - pessoa jurídica e pessoa física) nos setores de ensino, saúde, desenvolvimento de sistemas, construção civil, imobiliários, contábeis, advocatícios, autoescola, odontológicos e laboratoriais; contribuintes destaque de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU - pessoa jurídica e pessoa física); e ainda a categoria microempreendedor, novidade da 2ª edição do Prêmio.

Reconhecimento
A microempreendedora Rita Maria de Sousa, do ramo de confecção de uniformes na cidade, foi vencedora na categoria e se emocionou ao receber o troféu. “Fico muito emocionada, são mais de sete anos contribuindo assiduamente com meus deveres de contribuinte e hoje fui reconhecida, isso me trouxe a certeza de que vale à pena apostar na nossa cidade”, disse dona Rita.

Na categoria IPTU - Contribuinte adimplente e mais assíduo, o Bombeiro Militar Rodrigo Ricciele Ribeiro, foi destaque. “Minha esposa e eu sempre soubemos do nosso dever enquanto cidadãos, mas não imaginávamos que um dia seríamos premiados por isso, é um incentivo para que sigamos cumprindo com nossas obrigações de contribuintes”, comentou.

A empresária Maria do Socorro Silva recebeu o prêmio na categoria IPTU – Maior Receita. “É importante ver esse incentivo, porque prova que estamos sendo vistos e valorizados enquanto contribuintes. Fiquei surpresa com a premiação e muito feliz com esta homenagem”, completou a empresária.

Arrecadação e benfeitorias
A arrecadação municipal vem de três fontes: recursos federais, receita corrente (tributos, taxas e impostos) e receitas intra-orçamentárias (provenientes de órgãos, fundos, autarquias). A contribuição dos cidadãos, por meio do pagamento de tributos, permite ao Município financiar suas atividades com eficiência, visando garantir o desenvolvimento e o bem-estar social dos cidadãos araguainenses.

Em 2017, Araguaína teve receita tributária na ordem de R$ 57 milhões, ISSQN de R$ 23 milhões e IPTU na ordem de R$ 11,6 milhões. O maior percentual da receita foi direcionado para investimentos na Educação, em seguida vêm os gastos com Saúde, Urbanismo, Administração, Previdência e Assistência Social.

Publicado: Data: 28/09/2018 Autor:Ascom