Terça-feira, 10 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 32 ºC

Educadores da rede pública municipal participam de seminário sobre Alfabetização

Publicado: Data: 03/09/2018 Autor: Ascom

Com o tema Integrando Saberes na Perspectiva da Formação Humana” o encontro provocou a reflexão sobre a integração de saberes e o compartilhamento de experiências desenvolvidas em sala de aula

Texto e foto: Abdon Barbosa

Mais de 300 professores que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal participaram, na última sexta-feira, 31, do 4º Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Entre os temas abordados durante o seminário, os professores discutiram os direitos de aprendizagem na perspectiva da formação humana, além de apresentarem projetos em desenvolvimento nas unidades de ensino.

“Este ano o seminário teve um diferencial, além de debatermos temas atuais e de relevância para o nosso dia a dia, pudemos interagir com os colegas acerca das temáticas apresentadas nas outras escolas”, comentou a professora Maiane Marques da Silva, da Escola Municipal Léa Raquel.

Além dos professores, o seminário contou com a participação dos articuladores do programa Novo Mais Educação. A participação desses atores objetivou promover a cooperação solidaria na responsabilidade da alfabetização plena das crianças.

“É uma troca de experiências incrível, no encontro podemos aprender e ensinar ao mesmo tempo. São tantas as oportunidades, o que facilita o nosso desenvolvimento em sala de aula”, detalharam as professoreas Luciana Pereira e Andreia Maria de Sousa, autoras do projeto "O aniversário do seu Alfabeto”, desenvolvido na Escola Moderna.

PNAIC
Criado em 2012, pelo Governo Federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem o objetivo de atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Publicado: Data: 03/09/2018 Autor:Ascom