Domingo, 08 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC

Recreação em clube marca encerramento das férias para os assistidos da Casa de Acolhimento Ana Carolina Tenório

Publicado: Data: 30/07/2018 Autor: Ascom

A partir de agosto, as crianças e adolescente terão atividades extracurriculares, como cinema, leitura, judô, karatê e futebol

Por Flávio Martin | Foto: Leila Mel

Na última quarta-feira, 25, as crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Ana Carolina Tenório tiveram uma programação especial de encerramento das férias escolares de julho. Elas ganharam o dia de diversão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde puderam utilizar todas as dependências.

De acordo com o coordenador da Assistência Social Municipal, Jhenmerson Rodrigues, a administração do clube disponibilizou o espaço para atividades recreativas por um dia na semana. “O lazer é muito importante para essas crianças que precisam de afeto. É um momento em que trabalhamos os traumas delas”.

A exemplo do dia de diversão, as crianças e adolescentes terão outras atividades na volta às aulas. “Não ficarão mais ociosos, teremos atividades todos os dias. Estamos preparando para que sejam agentes de transformação quando forem reintegradas às famílias”, explica a coordenadora interina da casa, Beth Milhomem.

Todas as segundas-feiras será realizado o Clube de Leitura e às sextas-feiras é a vez do Clube do Cinema. O dia de diversão no clube ainda será organizado para não coincidir com as atividades que serão realizadas no 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM): Karatê, Judô e o Futebol.

Nova Casa

As novas instalações da Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório foram entregues no dia 3 de julho. O novo ambiente fica localizado na Rua Beira Lago, S/Nº, setor Jardim Beira Lago, e está recebendo os móveis. Os assistidos devem se mudar para a casa no dia 15 de agosto. Atualmente, são 10 meninos e 12 meninas.

Estrutura

A casa tem espaço amplo e será separada por alas, por idade e sexo, com capacidade para atender a mais de 30 crianças e adolescentes. São cinco quartos com três beliches em cada; berçário; cinco banheiros; um banheiro com acessibilidade; salas de estar, de TV, da coordenação, de atendimento psicólogo, assistência social; área de serviço; vestiário; cozinha; sala de atividades e refeições; e pátio externo para atividades de lazer e esportivas.

Atualmente, 32 funcionários se revezam em quatro turnos no atendimento 24 horas. As crianças e adolescentes são encaminhados para a casa por meio do juizado da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar. Nos próximos 15 dias, serão transferidas para o novo espaço as meninas e meninos com idade abaixo dos 10 anos.

Nos últimos cinco anos, de 2013 ao final de 2017, a casa recebeu 358 crianças e adolescentes. Dentre estas, 44 foram adotadas, 186 foram reintegradas às suas famílias e 73 tiveram passagem rápida de, no máximo, 24 horas.

Investimentos
O valor do investimento para construção da casa foi de R$ 544.751,85 mil, sendo R$ 300 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Elenil da Penha e R$ 244.751,85 mil de recursos do próprio Município.

Publicado: Data: 30/07/2018 Autor:Ascom