.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 23 De Setembro De 2018 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 23ºC | Máxima: 35 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Ouvidia da Saúde 0800 646 8546

campanhas





NOTÍCIAS

Profissionais do SAMU comemoram Dia do Socorrista

Publicado: Data: 11/07/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Equipe araguainense conta com 54 socorristas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores; o médico Douglas Rodrigues fala sobre o dia a dia da profissão

Por: Gláucia Mendes - Foto/Crédito: Marcos Filho Sandes  

Hoje, 11 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Socorrista, uma data para lembrar os profissionais que têm todos os dias, dedicação redobrada para atender os pacientes nas mais diversas situações. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Araguaína realizou uma confraternização para celebrar a data.

Douglas Coelho Rodrigues, de 28 anos, é um dos 20 médicos que compõem a equipe do SAMU araguainense. Ele conta que sempre sonhou em ser médico e trabalhar como socorrista. Após dois anos de formado, ele relata que se sente orgulhoso por poder ajudar as pessoas no momento em que estão mais fragilizadas.

Douglas conta que sempre teve paixão pela área. “Já tinha como paixão desde os atendimentos pré-hospitalares de pacientes. Na faculdade, participei de ligas, que são grupos de acadêmicos que se reúnem para estudar e têm afinidade com determinada área, e eu sempre fiz parte do grupo relacionado aos traumas e realizava estágios no SAMU e Corpo de Bombeiros”.

Amor e dedicação

O caminho para realizar o sonho não foi fácil, Douglas Rodrigues é natural de Parauapebas (PA) e chegou a Araguaína aos dois anos de idade. “Sou araguainense de coração, essa cidade me acolheu”.

“Minha mãe é costureira e nos criou, a mim e minha irmã, sozinha. Eu cheguei a vender dindim na rua e a limpar quintais dos vizinhos, para ajudar em casa”, relatou.  Sem condições de custear uma faculdade particular, Douglas foi selecionado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, e realizou o sonho de ser médico e atuar salvando vidas.

Segurança

Cada paciente deixa sua marca, conta o médico socorrista. “Todo tipo de paciente tem uma peculiaridade e deixa uma marca na gente. Mesmo que a situação não seja tão grave, quando colocamos o paciente na maca que ele segura na nossa mão, eles buscam uma segurança na gente, sabem que estamos ali para ajudar, e isso não tem preço”, completa.

SAMU
O SAMU atua em Araguaína desde 2005 ofertando serviços de urgência e emergência na cidade e na região (20 km no entorno), mantido por meio da parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal. A equipe multiprofissional do SAMU, somando socorristas e pessoal administrativo, é composta por 82 profissionais.

Publicado: Data: 11/07/2018 Autor:Ascom







voltar