.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 20 De Agosto De 2018 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 37 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Ouvidia da Saúde 0800 646 8546

campanhas





NOTÍCIAS

Reciclarte oferta vagas para cursos gratuitos

Publicado: Data: 08/06/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Atualmente, a escola conta com cursos de pintura, balé, teclado, violão, técnica vocal, confecção de bonecas, entre outros; vagas remanescentes são de alunos que não compareceram às aulas

Por Flávio Martin - Foto: Mara Santos/Ascom

A Escola de Artes Raimundo Paulino (Reciclarte) está fazendo reposição de matrículas dos alunos que se registraram para os cursos gratuitos mas não compareceram às aulas. Para consultar a disponibilidade dos cursos e horários, os interessados podem ir até a escola, localizada no localizada à Rua Sabiá, s/nº, Setor Maracanã, ou pelo telefone 3413-1295.
 
Atualmente, a escola conta com os cursos de balé, violão popular e clássico, teclado, técnica vocal, pintura em tela e tecido, confecção de bonecas e trabalhos com reciclados diversos. Os únicos cursos com turmas completas são violão popular e teclado, contendo ainda cadastro reserva, para todos os demais há vagas em aberto. Cada turma tem aula duas vezes por semana.
 
A Reciclarte é a primeira escola pública de Artes no Tocantins, inaugurada em novembro de 2017. A instituição conta com quatro salas para o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas, oferecendo instrumentos, equipamentos e materiais didáticos. O prédio conta ainda com um galpão, banheiros, área de lazer, jardim e cozinha.
 
Aulas
As amigas Emanuela Oliveira e Manuelly Evangelista, ambas com 13 anos, vão juntas às aulas de pintura desde maio. Para Manuelly, as aulas trouxeram técnicas que a ajudaram melhorar os detalhes de seus desenhos. “Fazer o por do sol foi o que mais gostei. Antes, eu usava o amarelo e laranja um por cima do outro, hoje eu sei que é preciso sobrepor as cores apenas em alguns pontos”.
 
Já Emanuela conta que sua maior inspiração é no conhecimento da mistura de tintas. “São muitas cores para misturar que resultam em novas cores. Eu gosto muito de fazer isto”. O professor de pintura, Iguatemy Lopes Araújo, entende que esta fascinação pelas cores faz parte de um processo de concentração adquirido nas aulas.
 
“Às vezes, os alunos chegam dispersos. E com o tempo vão se envolvendo com o trabalho e ficando mais atentos aos detalhes, mais concentrados. E parte disto só é possível pela atenção quase que particular que damos às pequenas turmas”. Atualmente, o professor tem seis turmas de pintura em tela, com alunos de sete a 50 anos.
 
Sustentabilidade
Outro ponto destacado pelo professor é o uso de materiais recicláveis para a pintura. De acordo com ele, os papeis usados são de rascunho ou reciclados. A tinta é feita com material orgânico, como café, beterraba e açafrão. A rusticidade é usada para ensinar a história da arte, trazendo conhecimentos do tempo das cavernas e, mais tarde, ao passar para a utilização de tintas, a história contemporânea.
 
Núcleos das escolas municipais
A Secretaria de Educação está montando núcleos da Reciclarte nas escolas da rede municipal de ensino, a intenção é levar as aulas para aquelas crianças que têm dificuldade de se deslocarem até a escola de arte. “Nossa função é promover a educação e cultura, usando a arte como ferramenta de desenvolvimento do senso crítico de nossas crianças”, comentou o secretário Jocirley Oliveira.


As amigas Emanuela Oliveira e Manuelly Evangelista, ambas com 13 anos, vão juntas às aulas de pintura do professor Iguatemy Lopes Araújo

Publicado: Data: 08/06/2018 Autor:Ascom







voltar