.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 15 De Setembro De 2019 |    CLIMA: | Mínima: ºC | Máxima: ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Proteção Social Especial reúne mais dois jovens às suas famílias

Publicado: Data: 14/02/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

A Assistência Social busca com rapidez familiares para reintegração de pessoas em vulnerabilidade para manter a integridade emocional

 

Por Flávio Martin - Foto: Marcos Sandes Filho/Ascom

 

Mais dois jovens que residiam na Casa de Acolhimento Ana Carolina Tenório foram reunidos com suas respectivas famílias. Daiara e Ítalo, ambos com 15 anos, ficaram sob a proteção da Prefeitura durante dois meses após passarem por situações de risco a integridade física e mental. No último dia 5, eles foram levados até seus parentes em Xinguara e Eldorado dos Carajás, no Pará.
 
A Proteção Social Especial é uma divisão da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação que auxilia pessoas de todas as idades que se encontram em situação de vulnerabilidade. No ano passado, realizou quase três mil atendimentos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro-Dia de Referência da Pessoa com Deficiência.
 
Em 2017, a divisão foi responsável por acolhimento de 97 crianças e adolescentes em situação de risco na Casa de Acolhimento e Casa Lar. Reintegrando 26 jovens às famílias biológicas, 8 dessas em outros municípios e estados. Atualmente, faz o acompanhamento de 29 jovens, sendo 12 meninos e 17 meninas.
 
“Nossa intenção sempre é levar as crianças e adolescentes para suas famílias o mais rápido possível, evitando sua entrada e permanência na casa de acolhimento. Isso é importante para manter a integridade emocional”, explica a diretora do departamento, Maria Aparecida dos Santos.
 
Reintegração
Paulo Henrique, 16 anos, é órfão de pai e mãe e está próximo de reencontrar a irmã e a tia, com quem mantém contato pela internet. Faz dois anos que o adolescente está sob os cuidados do Município e há um ano aguarda autorização do juiz de Goiás para se mudar. O destino é a Casa de Acolhimento de Goiânia, onde passará por um processo de adaptação com a família.
 
O jovem que diz sonhar ser jogador de futebol acorda todos os dias às 6h30 para ir à escola. Atualmente, ele cursa o 7º ano. Quando volta para a casa, conta que gosta de ficar na tv e se divertir com os amigos. “Sou bastante feliz aqui. Vou ficar com saudades”, diz o jovem, timidamente.
 
Proteção Social Especial
A Proteção Social Especial é destinada às famílias e pessoas que se encontram em situação de risco, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação dos direitos.
 
Como ajudar 
Além da reintegração feita com os jovens, a Proteção Social Especial também realiza o serviço como busca ativa por meio denúncia de pessoas desaparecidas. A denúncia ou pedido de informação pode ser feita pelo telefone 3415-2268 ou prédio da Assistência Social, localizado na Rua Humberto de Campos, 508 – Bairro São João.
 
Em 2017, três pessoas foram encontradas e encaminhadas às famílias.  Entre estas, um autista de Brasília que estava perdido. Também foram resgatadas duas idosas com Mal de Alzheimer residentes em Araguaína, uma no Bairro São João e outra no Bairro JK.

Publicado: Data: 14/02/2018 Autor:Ascom







voltar