.: Prefeitura De Araguaina :.
Segunda-feira, 20 De Agosto De 2018 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 18ºC | Máxima: 37 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   Ouvidia da Saúde 0800 646 8546

campanhas





NOTÍCIAS

Cursos e oficinas preparam para retorno ao mercado de trabalho

Publicado: Data: 07/02/2018 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

As ações funcionam como profissionalizantes no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas e no Centro de Referência de Assistência Social de Araguaína

 

Por Flávio Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

 

O retorno ao mercado de trabalho já está acontecendo. Araguaína gerou saldo de 1.302 empregos em 2017, ficando em 36º no ranking nacional. Para que a população esteja pronta para as novas oportunidades, o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) oferece oficinas psicossociais e cursos profissionalizantes.
 
O alvo desse trabalho são os frequentadores das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), do Centro de Geração de Renda e outros órgãos de saúde e auxílio da Prefeitura.
 
“Quatro cursos estão andamento, mas ainda dá tempo de se matricular para as oficinas de tapete em malha, arte em reciclagem, cuidador infantil e bordado à mão. E ainda há o curso de cuidador de idoso com previsão de início na segunda-feira, dia 19 de fevereiro”, disse a gestora Kênia Alves.
 
Hoje, a partir das 15 horas, no Centro de Referência de Assistência Social 2 (CRAS), será realizada uma oficina gratuita de articulação profissional. A ação direciona os alunos de cursos para o mercado de trabalho formal e propõe capacitação de acordo com as aptidões individuais. A palestra é aberta à comunidade.
 
Motivação para recomeçar
A Bárbara Lps, de 34 anos, está entre os 53 pacientes do CAPS AD e aproveitou para fazer um curso de capacitação durante o tratamento. A assistência profissional ajudou a ex-dependente de drogas a permanecer distante do vício há sete meses. Em janeiro, ela aprendeu a fazer tapete por meio de uma das atividades ofertadas no centro e agora diz ter novo folego para continuar a mudança de vida.
 
“Eu fui escrava das drogas por 18 anos. O dinheiro que ganhava me prostituindo ficava nas ruas. Minha família não confiava em mim, tinham medo de que eu pudesse levar as coisas de casa. Hoje, eu tomo conta dos meus sobrinhos. No começo, até as crianças me vigiavam, mas isso já mudou”, contou Bárbara.
 
A ex-dependente também voltou a estudar e se matriculou no primeiro ano do Ensino Médio pela modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A oficina de tapete me ajudou muito, estou tão animada que já faz três semanas que não fumo cigarro.  Eu quero começar a vender meus artesanatos e terminar meus estudos”, descreveu a nova artesã.
 
A assistente social do CAPS AD, Samara Marinho, acompanha de perto o trabalho. Ela explica que o interesse de Bárbara motivou o centro a disponibilizar um núcleo para o desenvolvimento do artesanato. “Nós temos outros três pacientes participando dessa atividade. Todos coordenados pela Barbara. Ela tem jeito para isto, faz até três tapetes por dia”.

Programação
 
Dia 7 (quarta-feira)
15h – Oficina de Articulação Profissional (CRAS Araguaína Sul, Rua Praça Iguaçu, qd 10, Lt 4)
 
Dia 8 (quinta-feira) 
8h – Curso Arte em Reciclagem (Centro de Geração de Renda, Rua 1º de Janeiro, nº 1800, Centro)
14h – Curso Bordado a Mão (Centro de Geração de Renda)
14h – Curso Cuidador Infantil (Centro de Geração de Renda)
14h – Curso Tapete em Malha (Casa da Saúde, Rua Pedro Dias, qd 7, lt 10, Setor Palmas)
 
Inscrições

Dia 8 (quinta-feira)
8h às 12h e 14h às 18h– Curso Cuidador Idoso (Centro Geração de Renda)
8h às 12h e 14h às 18h – Curso de Assistente de Administração (Senai)

Publicado: Data: 07/02/2018 Autor:Ascom







voltar