.: Prefeitura De Araguaina :.
Quinta-feira, 23 De Novembro De 2017 |    CLIMA: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. | Mínima: 22ºC | Máxima: 30 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista   via Lago

campanhas





NOTÍCIAS

Movimento realiza ações de combate à violência contra crianças e adolescentes

Publicado: Data: 18/05/2017 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Prefeitura promove mobilização com blitzen em vários pontos da cidade e palestras em escolas nesta quinta-feira, 18, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Por Joselita Matos 

Com o objetivo de mobilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta e proteger nossas crianças e adolescentes, a Prefeitura de Araguaína promove uma ação de conscientização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, nesta quinta-feira, 18, a partir das 8 horas, em vários pontos da cidade.

Esta ação é em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Diretoria da Proteção Especial, Centro Dia, Casa Ana Carolina Tenório, Casa Lar, PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Família Acolhedora e Ligas Acadêmicas.

Serão realizadas blitzen nos seguintes pontos: Avenida Filadélfia (em frente à Aciara), Avenida José de Brito (Posto Premium e Hotel Premier), Avenida Santos Dumont (em frente à Rodoviária), Avenida Cônego João Lima (esquina com o Hospital Dom Orione). Também haverá distribuição de folders educativos nos seguintes locais: Campelo Atacado, Atacadão (antigo Meio a Meio), Supermercado Campelo no Setor Entroncamento e Baratão Premium.

Ainda estão programadas palestras nas escolas, com a coordenação dos três polos do Conselho Tutelar e a participação de equipes do CREAS e da OAB/Araguaína.

O dia

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Diferença entre abuso e exploração sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Telefone para denúncias

No Brasil, o “Disque 100” criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Em Araguaína, as denúncias podem ser feitas através no Conselho Tutelar, no seguinte telefone: 3411-7003. As pessoas podem ligar também no disque denúncia nacional através do número 100 e, em casos de emergência, no 190 (Polícia Militar) ou procurar as delegacias especializadas e polícias militar e federal

 

Programação palestras nas escolas

Dia 18 (quinta-feira)

15h30 – Roda de conversa no Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho (Bairro JK);

19h – Todos os três polos do Conselho Tutelar realizarão uma ação em conjunto, com sorteio de brindes, apresentação teatral e de música na Escola Municipal Luiz Gonzaga (Residencial Costa Esmeralda).

Dia 19 (sexta-feira)

7h30 e 13h30 – Escola Municipal Joaquim Sabino (Residencial Lago Azul 4);

8h e 14h – Escola Municipal Gentil Ferreira (Setor Brasil);

8h e 14h – Escola Municipal Olavo Bilac (Setor Jardim das Palmeiras);

8h e 14h – Escola Moderna (Setor Barros).

Publicado: Data: 18/05/2017 Autor:Ascom







voltar