Domingo, 22 De Outubro De 2017 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 24ºC | Máxima: 39 ºC

Cidadão Empresa Servidor Turista   via Lago

Palestras sobre vacinas contra HPV e meningites acontecem em escolas

Publicado: Data: 17/03/2017 Autor: Ascom

Objetivo principal é mobilizar a comunidade sobre a importância da vacina em crianças e adolescentes. As palestras esclarecem sobre a importância da imunização

Por: Gláucia Mendes

Crianças e adolescentes devem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) o quanto antes para vacinar contra o vírus HPV e meningites. Com o intuito de tirar dúvidas de pais ou responsáveis, equipes de saúde da Prefeitura de Araguaína realiza campanha de mobilização nas unidades escolares. O foco da campanha será direcionado às mudanças no Calendário Nacional de Vacinação, com ênfase nas vacinas HPV e meningocócica C, que agora podem ser aplicadas juntas.

A campanha destaca a importância do trabalho em conjunto entre os profissionais da saúde e gestores da educação. Além dos pais, que são os maiores responsáveis e incentivadores dos adolescentes, alvos da campanha.

A meta do Município é vacinar 8.808 meninas e 3.042 meninos contra o HPV. Já para meningocócica C a meta é imunizar 6.061 meninos e meninas. Já foram vacinados até agora contra o HPV 1.095 adolescentes.

Dia D

O Dia D de vacinação no Município acontecerá no dia 25 deste mês, de 7 às 13 horas, nas UBS. No Município, a vacinação já está disponível em todas as UBS de segunda a sexta-feira, no período da manhã, para os meninos de 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos. No mesmo período está acontecendo a vacinação contra meningite, para crianças e adolescentes de 12 e 13 anos. A meta é vacinar 8.808 meninas e 3.042 meninos contra o HPV e 6.061 entre meninos e meninas contra meningites.

Importância das vacinas

A vacina Meningocócica C (conjugada) protege os adolescentes e amplia o efeito protetor, com a proteção indireta das pessoas não-vacinadas, em decorrência da diminuição da circulação do vírus.

A meningite é o processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), considerada uma doença grave e de rápida evolução.

O principal foco da vacinação da HPV para meninas é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

Já para os meninos, a estratégia de vacinação tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

Campanha Três Bichos

Além das palestras de HPV e Meningocócica C, equipes de saúde estão realizando também nas escolas a Campanha dos Três Bbichos com orientações sobre prevenção da hanseníase, tracoma e geohelmintíase (verminose).

Além das equipes das UBS, participam da ação acadêmicos do Instituto Tocantinense Antônio Carlos (ITPAC) e do Hospital Municipal Eduardo Medrado.

Cronograma de palestras

Dia 16 (quinta-feira)

Escola Municipal Olavo Bilac (manhã e tarde);

Escola Municipal Meu Castelinho (manhã e tarde).

Dia 17 (sexta-feira)

Escola Estadual André Luís (7h30);

Escola Estadual Cesar Belmiro (7h30);

Escola Estadual Vicente de Paula (7h30);

Escola Estadual Josefa Dias (7h30);

Escola Estadual Tereza Hilário Ribeiro (7h30);

Colégio Militar (manhã);

Escola Estadual Welder Mari (7h30);

Escola Municipal Maria Conceição (9h30);

Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus (manhã e tarde);

Escola Estadual João Guilherme (8h e 14h)

Escola Estadual Marechal Rondon (17h);

Colégio Estadual Henrique Ciqueira (manhã e tarde)

Dia 20 (segunda-feira)

Escola José Alves de Assis (manhã e tarde);

Escola Paroquial São Domingos (7h30).

Dia 21 (terça-feira)

Escola Estadual Norte Goiano (manhã e tarde);

Escola Municipal Francisco Bueno (7h30 e 13h).

Dia 22 (quarta-feira)

Escola Estadual Manoel Gomes (7h30 e 13h).

Dia 23 (quinta-feira)

Escola Estadual Jardim Paulista (8h30).

Publicado: Data: 17/03/2017 Autor:Ascom