.: Prefeitura De Araguaina :.
Quarta-feira, 11 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 32 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Prefeitura participa de caminhada de sensibilização sobre acessibilidade em Araguaína

Publicado: Data: 02/12/2016 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Com o tema “Acessibilidade: direito de todos, responsabilidade de cada um”, centenas de deficientes e parceiros participaram de uma caminhada no centro da cidade

Por Joselita Matos

É celebrado no dia 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população a respeito da acessibilidade que é de responsabilidade de todos, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 2, a 4ª Caminhada das Pessoas com Deficiência, tendo como tema com o tema “Acessibilidade: direito de todos, responsabilidade de cada um”. O evento foi promovido pela Associação dos Deficientes de Araguaína (ADA) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura de Araguaína.

O secretário municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, José da Guia Pereira da Silva, participou da caminhada e comentou sobre a conscientização e o envolvimento de todos para dar acessibilidade e inclusão social aos deficientes. “É um momento que a gente para para chamar a atenção da sociedade em geral; o poder público tem feito a sua parcela, mas ele sozinho ele não consegue atacar todos os pontos”, disse. “É necessário sensibilizar toda a sociedade, sobretudo o comércio, as empresas, porque acessibilidade não é só no aspecto físico, mas também de inclusão social, intelectual, várias formas de ter acessibilidade. Muito se fez, houve muitos avanços, mas é uma luta constante que precisa estar lembrando, principalmente a sociedade, o comércio, da necessidade de participar dessa mudança”, ressaltou o secretário.

Representando o presidente da Associação de Deficientes de Araguaína (ADA), Nilza Araújo, também falou deste dia de conscientização para toda a comunidade. “Todas as vezes quando nós falamos com pessoas com deficiência, às vezes as pessoas nos perguntam: kadê essas pessoas? Nessa caminhada é a oportunidade de podemos trazer algumas pessoas para participar conosco e mostrar que nós estamos aqui, nós moramos nessa cidade, nós participamos de tudo nessa cidade, nós temos o direito de ir e vir como qualquer outra pessoa e é uma grande oportunidade que nós temos nesse dia de hoje”, declarou Nilza.

Araguaína Sem Barreiras

Visando proporcionar acessibilidade a todos, está em execução por meio do Departamento de Posturas de Edificações (Demupe), o programa Araguaína Sem Barreiras, um conjunto de ações a ser desenvolvidas na cidade, como eliminação de barreiras, sensibilização e construção de uma cidade acessível.

No primeiro momento, o programa consiste no trabalho de fiscalização, orientação e notificação aos moradores cujas calçadas não estejam adequadas para dar segurança e acessibilidade ao pedestre, sobretudo aos portadores de necessidades especiais, permanentes ou temporárias. São consideradas acessíveis e seguras as calçadas sem rampas (somente de acessibilidade), sem degraus, sem obstáculos e sem buracos.

Publicado: Data: 02/12/2016 Autor:Ascom







voltar