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Araguaína realiza Fórum sobre Selo Unicef Município Aprovado

Publicado: Data: 01/07/2016 Autor: Ascom

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Com a realização do evento a cidade ultrapassa 80% das etapas a ser cumpridas para obtenção do Selo

Por: Mara Santos 

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Assistência Social, Habitação e Trabalho, realizou, na última quinta-feira, 30, o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. O objetivo do evento foi debater a execução e resultados obtidos pelas ações definidas no 1º Fórum, realizado em 2014.

O evento contou com a participação de 137 pessoas, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), das secretarias municipais envolvidas no projeto – Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer – além de representantes de diversos segmentos da sociedade, como ONGs e universidades.

Após a apresentação dos projetos em execução na cidade, os participantes se dividiram em grupos para avaliar discutir e preencher uma ficha individual de avaliação das ações promovidas para cada um dos problemas diagnosticados no 1º Fórum.

As ações foram voltadas para o atendimento da população de 0 a 17 anos, tendo como objetivo a redução dos casos de mortalidade infantil, gravidez na adolescência e envolvimento de jovens no mundo do crime. “Acredito que houve uma melhora significativa a partir do desenvolvimento das ações”, comentou a universitária Eilane Gonçalves.

“Cumprimos mais uma meta com sucesso e, com isso, ultrapassamos 80% das ações estipuladas para obtenção do Selo. Ainda há algumas atividades a ser desenvolvidas, como a publicação do Plano Municipal da 1ª Infância, prevista para setembro”, explicou a articuladora Unicef no município, Núbia Marinho.

As avaliações foram recolhidas pela mediadora do Unicef no evento, Maria Nadir da Conceição Santos, e serão levadas para análise. As informações alimentarão o sistema e serão avaliadas pelo órgão, que deve divulgar em novembro a lista dos municípios contemplados com o selo.

Selo Unicef
Os Fóruns Selo Unicef - Município Aprovado são estratégias desenvolvidas para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes, residentes em municípios que compreendem a Amazônia Legal.

Os trabalhos são coordenados pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. O Selo Unicef - Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.

Publicado: Data: 01/07/2016 Autor:Ascom







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